Concurso IBGE e Censo 2022 terão orçamento do Governo
Por Professor Isaquel Silva
Com informações da FOlha Dirigida.
O Governo Federal vai ampliar o orçamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para a realização do Censo Demográfico 2022 e, consequentemente, do concurso IBGE.
A informação foi dada, na última quinta-feira, 14, ao Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da Advocacia-Geral da União (AGU).
A pesquisa, que estava marcada para 2020, foi cancelada devido à pandemia de Covid 19. Neste ano, no entanto, por falta de recursos, o Congresso decidiu cortar 90% da verba para a realização do Censo.
Diante da redução, em maio deste ano, o STF decidiu que o Poder Executivo, em articulação direta com o Congresso Nacional, deveria assegurar "os créditos orçamentários suficientes para a realização do Censo Demográfico".
Já em agosto, ao enviar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022, o Governo reservou R$2 bilhões para a realização do Censo. No entanto, segundo o Instituto, este valor não seria suficiente.
Confira abaixo o cronograma suspenso deste ano e o extraoficial, a partir da realização do Censo em junho
Cronograma suspenso | Cronograma extraoficial |
Inscrições: recenseador (23/02 a 19/03) e agentes (19/02 a 15/03); | Inscrições entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022 |
Provas: recenseador (25/04) e agentes (18/04); | Provas em janeiro ou fevereiro |
Resultado final: 27 de maio de 2021 | Resultado final até março de 2022 |
Início da Pesquisa: 31 de agosto de 2021 | Início da Pesquisa: 1º de junho de 2022 |
As datas confirmam a previsão dada em junho, mas não confirmada até o momento pelo IBGE. Conforme matéria do Estadão/Broadcast, publicada na época, o Instituto deve reabrir as inscrições.
O cronograma extraoficial traz essa possibilidade entre os dias 1º e 23 de dezembro deste ano, com provas previstas para os dias 23 e 30 e janeiro de 2022. Os resultados da seleção seriam divulgados em 3 e 8 de março.
Folha Dirigida questionou o IBGE sobre as datas reveladas, mas o Instituto ainda não confirma essas informações, ressaltando que, neste momento, "está se reorganizando para o Censo Demográfico a ser realizado em 2022".
Para garantir o orçamento, o STF pediu explicações ao IBGE e ao Governo Federal, decidindo este último por aumentar a verba por meio de uma proposta a ser enviada ao Cogresso Nacional.
"A União, por intermédio do Ministério da Economia, procederá ao encaminhamento de ofício ao Congresso Nacional, com pedido de ampliação do orçamento do IBGE, no valor de R$292.907.087, mediante emenda ao PLOA 2022", diz o ofício encaminhado ao Supremo.
Notícias relacionadas
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Secop), realizou na tarde dessa terça (14), na Academia das Cidades, no bairro São João da Escócia, a entrega de novos equipamentos pa...
Estão abertas as inscrições do concurso GCM Pedro Velho, município localizado no estado do Rio Grande do Norte, com oferta de 12 vagas. Sob organização da Facet, as inscrições já estão abertas e po...
Estão oficialmente abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, município do estado do Pernambuco. Os interessados devem se inscrever até o dia 11 de julho. A...