Concurso PC AL: TJ AL muda gabarito de prova objetiva

Por Professor Isaquel Silva
Em decisão publicada nesta segunda-feira, 18 de outubro, o TJ AL mudou o gabarito de duas questões do concurso da Polícia Civil de Alagoas (concurso PC AL). Ambas as questões foram aplicadas na prova de Agente.
A primeira questão, de número 58 na prova abaixo, teve o gabarito trocado para ERRADO, enquanto que a segunda questão, de número 96, foi ANULADA.
Confira as questões que tiveram o gabarito alterado:


O mandado de segurança foi impetrado por um candidato ao cargo de Agente. No pedido, o candidato do concurso PC AL alegou que as questões 90 e 96 são passíveis de anulação, enquanto a questão 58 deveria ser anulada.
A juíza Maria Ester Fontan Cavalcanti entendeu que na questão 90 não há erro grotesco no gabarito da banca organizadora.
O candidato ressaltou no pedido que a anulação/retificação de apenas uma questão já lhe possibilitaria nota compatível para o prosseguimento da próxima fase.
Na decisão proferida, a ressaltou que não é possível conceder o prosseguimento do candidato à próxima fase do concurso, visto que a alteração do gabarito deve acontecer de forma igualitária:
“(…) a alteração do gabarito de uma questão e a anulação de outra deve ocorrer de forma igualitária para todos os candidatos e não apenas para o(a)Impetrante, sob pena de se beneficiar o(a) Impetrante com correção de prova diferente dos outros candidatos, impondo tratamento anti isonômico, ferindo, assim, o princípio constitucional da igualdade. Com as alterações ora recorridas, haverá alteração na pontuação de todos os candidatos, de modo que não há como garantir ao(à) Impetrante que o mesmo estará na lista de aprovados”, ressalta.
O concurso PC AL tem colecionado algumas polêmicas desde o lançamento do edital.
Logo no processo de inscrição, os candidatos enfrentaram problemas no pagamento de boletos.
Nas redes sociais, candidatos reclamam de não terem os boletos liberados quando acessam o portal. Confira abaixo uma das reclamações que é bastante repetida por outros inscritos:

A equipe de jornalismo do Direção entrar em contato com a banca, e recebeu resposta no dia 15 de julho. Confira:

Além no pagamento das inscrições, um grupo de colaboradores que foram contratados pelo Cebraspe para a organização do concurso concurso PC AL alegaram atraso no pagamento das diárias.
De acordo com o grupo, o pagamento dos serviços prestados deveriam ter sido realizados 15 dias após a aplicação das provas, que ocorreram no dia 29 de agosto.
A equipe de jornalismo do Direção Concursos entrou em contato com o Cebraspe e foi informada de que o pagamento seria realizado até o início de outubro.
Concurso PC AL: panorama
A Polícia Civil de Alagoas (concurso PC AL) aplicou provas objetivas no último dia 29 de agosto para mais de 40 mil inscritos nos cargos de agente e escrivão, que exigem nível superior.
De acordo com a empresa Cebraspe, responsável pelo edital, foram registradas 43.073 inscrições no edital que oferece 500 vagas. Segundo a banca, foram 35.741 inscritos somente para o cargo de agente de polícia.
As provas objetivas e discursivas foram aplicadas nos estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco no domingo (29), às 13h. Além de agente, ofertaram-se vagas para delegado e escrivão.
O certame é realizado em duas (2) etapas com a primeira contendo seis (6) fases, sendo elas as seguintes: provas objetivas, discursiva, TAF, prova prática, avaliação médica, psicológica, comprovação documental e CFP.
Fonte: Direção.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Professores EP elaboram recursos contra questões do Concurso Guarda Paulista
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal


