Acidente envolvendo ônibus com candidatos do concurso Funsaúde CE deixa mortos e feridos
Por Professor Isaquel Silva
Um acidente envolvendo um ônibus que levava candidatos do concurso Funsaúde CE para Fortaleza, no Ceará, deixou, pelo menos, 4 pessoas mortas e mais de 40 feridas. O caso aconteceu na madrugada de sexta-feira, 22 de outubro, quando o veículo tombou na descida da Serra em Tianguá, a 310 quilômetros de Fortaleza.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os passageiros saíram do Maranhão em um ônibus fretado para fazer as provas do concurso da Fundação Regional de Saúde do Estado do Ceará, que vai acontecer no domingo, 24 de outubro.
Ainda segundo a PRF, o veículo já havia sido autuado no mês passado, em Sobral, por trafegar em mau estado de conservação.
As vítimas morreram no local do acidente. Elas foram identificadas como Haylla Sousa Campos e Carla Tainara Cunha Pereira.
No início desta manhã, informações preliminares e oficiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontavam quatro óbitos e 34 pessoas feridas. No entanto, o número de mortes não foi confirmado pelo secretário da Saúde de Tianguá, Rejarley de Lima.
O secretário informou que 46 passageiros ficaram feridos, além dos dois óbitos registrados oficialmente. Desse total, oito foram atendidos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local e liberados em seguida.
Os outros 38 pacientes deram entrada no Hospital e Maternidade Madalena Nunes, em Tianguá.
A reportagem procurou a Perícia Forense do Estado (Pefoce) para saber quantos corpos deram entrada no Instituto Médico Legal (IML). O órgão manteve a informação de dois óbitos.
Questionada após o posicionamento da Pefoce, a PRF informou que realiza buscas e que "ainda não tem a identificação das outras duas prováveis vítimas". "As vítimas que faleceram no local do acidente eram duas mulheres, de 20 e 30 anos, de Caxias e Barra do Corda (MA), respectivamente", disse a PRF.
No começo da noite, o secretário de Tianguá informou que oito pacientes estavam internados na Santa Casa de Sobral e dois pacientes seguiam internados em Tianguá.
ÔNIBUS JÁ TINHA SIDO AUTUADO
O veículo do acidente já havia sido autuado no último mês de setembro, em Sobral, no Norte do Ceará, por "trafegar em mau estado de conservação" e precisou ser escoltado para conserto, de acordo com a PRF.
Segundo informações do órgão, as vítimas saíram do Maranhão com destino a Fortaleza, onde fariam o concurso público da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) neste fim de semana.
Os primeiros atendimentos às vítimas foram feitos por profissionais de saúde que estavam em outro ônibus e passavam pelo trecho do acidente.
Segundo a psicóloga Tatiele Cristine Silva Lobão, uma das passageiras, o ônibus saiu do Maranhão por volta de 15h dessa quinta-feira (21). Com ferimentos no braço e no pé, ela relatou que não lembra exatamente como o acidente ocorreu.
"Eu não lembro de muita coisa. Era de madrugada e estava todo mundo dormindo. A gente só viu quando o ônibus começou a balançar e caiu".
A fisioterapeuta Paula Samanta Moreira de Matos, detalhou que sentiu "cheiro de queimado" antes do tombamento do veículo.
"Eu estava dormindo e acordei sentindo cheiro de queimado. Quando falei que estava fedendo a queimado, automaticamente o ônibus já virou. O nosso medo era de cair dentro da serra, eu estava desesperada", conta a profissional que tem escoriações no braço e no pé.
Ainda conforme Paula, havia candidatos dos municípios de Barra do Corda, Presidente Dutra e Caxias, no Maranhão, estado de origem do ônibus, além de Teresina, no Piauí.
'PROFUNDO PESAR'
Via redes sociais, o governador Camilo Santana lamentou o acidente e prestou solidariedade aos concurseiros. O chefe do Executivo estadual ressaltou que está "prestando todo o atendimento necessário às vítimas. Meus sentimentos de profundo pesar", concluiu.
Legenda: Governador prestou solidariedade às vítimas do acidente em Tianguá
Foto: Reprodução/Instagram
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que "irmana-se à dor dos familiares e amigos dos mortos e feridos no acidente". "Nossos mais profundos sentimentos", comunicou.
Notícias relacionadas
Entenda o que aconteceu com o cronograma do Concurso da Prefeitura de Olinda-PE No dia 26 de julho, a banca organizadora IAUPE divulgou um comunicado suspendendo o cronograma do Concurso da Prefeit...
O Instituto AOCP anunciou, nesta segunda-feira (6), a prorrogação das inscrições do concurso SME Recife (Secretaria Municipal de Educação do Recife)! De acordo com o documento de retificação, as in...
O concurso da Polícia Penal da Paraíba pode ter etapa importante acontecendo nos próximos dias. Segundo a declaração do secretário de Estado da Administração, Tibério Limeira, "Deve ser enviada par...