Concurso Polícia Penal AL: confira a concorrência por vaga
Por Professor Isaquel Silva
Saiu a concorrência de candidatos por vaga do concurso Polícia Penal AL 2021. Segundo o Cebraspe, organizador, a seleção tem 11.484 inscritos, sendo 47 concorrentes por cada oportunidade, na ampla concorrência.
A disputa é a mesma entre homens e mulheres. Já entre as vagas reservadas aos deficientes, a concorrência ficou em 191 candidatos por vaga, entre os homens, e 190, entre as mulheres. Confira aqui o documento !
Os locais de prova também já estão disponíveis para consuta, no site do Cebraspe . Os exames terão três horas e meia de duração e serão aplicados no próximo domingo, dia 5 de dezembro, às 14h (horário local).
As avaliações ocorrerão nas cidades de Arapiraca e Maceió, em Alagoas. A prova contará com 120 questões, sendo elas de:
Conhecimentos Gerais (30 questões)
- Língua Portuguesa;
- Atualidades;
- Ética no Serviço Público;
- Noções de Informática; e
- Raciocínio Lógico.
Conhecimentos Complementares (30)
- Execução Penal;
- Noções de Direitos Humanos e Participação Social; e
- Legislação Estadual.
Conhecimentos Específicos (60)
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Legislação Especial;
- História Geral, de Alagoas e do Brasil; e
- Geografia Geral, de Alagoas e do Brasil.
Para ser aprovado será preciso obter nota igual ou superior a seis em Conhecimentos Gerais, a nove em Conhecimentos Complementares, a 18 na parte Específica e a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.
Além disso, só serão convocados para o TAF os candidatos aprovados e classificados, na objetiva, até a 202ª posição para o sexo masculino e até a 87ª posição para o sexo feminino, na ampla concorrência.
Já os candidatos às vagas reservadas aos PcDs serão convocados conforme a seguinte classificação: 50ª posição (sexo masculio) e 21ª posição (sexo feminino).
Confira as demais etapas do concurso
A convocação para o exame físico está prevista para o dia 5 de janeiro de 2022. O TAF e as demais etapas do concurso serão realizadas na cidade de Maceió AL. O exame contará com exercícios de:
- abdominal supra tocando os cotovelos nos quadríceps;
- barra fixa/isometria;
- corrida de ir e vir (shuttle run);
- corrida de 2.000m para masculino e 1.800m para feminino; e
- natação de 25 metros em piscina.
Assim como o TAF, as datas e horários das demais etapas serão divulgados em editais a serem publicados pela banca.
Após a publicação do resultado final, o concurso será homologado e ficará válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Após ser suspenso por decisão judicial, o edital do concurso Polícia Penal AL foi republicado em setembro deste ano.
O documento trouxe a oferta de 300 vagas para a carreira de policial penal, mas, diferente do primeiro edital, foram reservadas 60 oportunidades para Pessoas com Deficiência (PcDs). Confira a distribuição:
Sexo | Vagas Ampla Concorrência | Vagas PcDs |
Masculino | 168 | 42 |
Feminino | 72 | 18 |
Para participar da seleção, além de declarar a deficiência, o candidato deve ter o nível superior completo em qualquer área. Os ganhos iniciais serão de R$3.800.
Notícias relacionadas
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia publicou o edital do seu concurso Hemobrás. As oportunidades são para carreiras de níveis médio e superior, com ganhos de até R$9.903,67. ACESS...
Os preparativos para a realização do concurso PF Administrativo, recém-autorizado, já foram iniciados pela corporação. Neste momento inicial, a Polícia Federal trabalha para confirmar a disponibilidad...
O Governo da Paraíba organiza a contratação de banca organizadora para a realização de três concursos, segundo detalhou o secretário de Estado da Administração, Tibério Limeira. Em entrevista ao progr...