Justiça acata pedido da Defensoria e suspende anulação do concurso do Corpo de Bombeiros

Por Professor Isaquel Silva

Após pedido da Defensoria Pública do Estado, a Justiça alagoana determinou a suspensão da anulação das etapas do concurso público para soldado (praças) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). A decisão, proferida nessa sexta-feira (17), ordena, ainda, que o Estado de Alagoas se abstenha de realizar nova seleção até a conclusão da investigação referente às supostas fraudes no curso da Polícia Militar (PMAL).
Conforme o defensor público e autor da ação, Ricardo Melro, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) fundamentou o cancelamento dos concursos no inquérito policial que teria apontado as fraudes, entretanto, em resposta à requisição de informações da Defensoria, a comissão de delegados informou que a operação policial, no caso do certame para o Corpo de Bombeiro, foi apenas para os candidatos aprovados para o cargo de soldado.
A Polícia Civil também informou que estaria analisando os dados apreendidos para detalhar a extensão da fraude. A apuração, portanto, poderia garantir a delimitação dos favorecidos.
“É uma medida cautelar. É prudente aguardar a conclusão das investigações para tomar a decisão mais acertada. Se a conclusão for no sentido da delimitação da fraude, exclui-se os fraudadores e segue o concurso com os que não participaram do esquema. Só se saberá com a conclusão da investigação”, avalia Ricardo Melro.
O concurso para o Corpo de Bombeiros Militar foi cancelado no último mês de outubro, juntamente com os concursos das polícias Civil e Militar de Alagoas. A anulação, segundo justificou o secretário de Gestão do Estado, Fabrício Marques, aconteceu após investigações policiais apontarem a ocorrência de fraude, durante a aplicação das provas objetivas do concurso da Polícia Civil.
Na ocasião, os candidatos ao concurso do Corpo de Bombeiros buscaram o auxílio da Defensoria Pública, a fim de reverter o cancelamento, pois, o certame já tinha encerrado todas suas etapas e a necessidade de refazê-las traria prejuízos para todos os inscritos.
Fonte: Gazeta Web

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concurso Guarda Bom Jardim-PE: 14 vagas e inicial de R$1.800; Edital fica perto
10 de Janeiro de 2024EXCLUSIVO! Concurso Bom Jardim-PE: documento detalha vagas e cargos; Veja agora
10 de Janeiro de 2024Edital PF Administrativo publicado! 192 vagas e até R$ 11 mil