Concursos PM e Bombeiros PE: comandantes discutem novos editais

Por Professor Isaquel Silva
A realização de novos concursos para Segurança Pública de Pernambuco esteve em pauta em reunião realizada na segunda-feira, 20. A estimativa é que sejam publicados editais para ingresso na Polícia Militar (PM PE) e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBM PE).
A reunião contou com a presença do secretário de Defesa Social, Humberto Freire, e dos comandantes da PM PE e do Corpo de Bombeiros, José Roberto Santana e Rogério Coutinho, respectivamente.
A conversa abordou infraestrutura física , logística e equipamentos para órgãos operativos. Além de pontos relativos aos profissionais de segurança, como recomposição salarial e novos concursos públicos.
De acordo com publicação, a conversa entre as autoridades tratou sobre avanços nas propostas apresentadas pelos comandantes.
“Nosso foco nessas pautas é proporcionar mais qualidade de vida e de trabalho aos nossos servidores, tendo como objetivo final reduzir os índices de criminalidade e garantir a paz na sociedade”, pontuou o secretário.
Os últimos concursos PM e Bombeiros PE foram realizados entre 2017 e 2018. Com a proximidade do término da validade das seleções, as corporações já se movimentam para publicação de novos editais.
As propostas trataram sobre infraestrurura física, logística e equipamentos para órgãos operativos. Além disso, também conversaram sobre os profissionais de segurança, como recomposição salarial e novos concursos públicos.
“Nosso foco nessas pautas é proporcionar mais qualidade de vida e de trabalho aos nossos servidores, tendo como objetivo final reduzir os índices de criminalidade e garantir a paz na sociedade”, declarou o secretário Humberto Freire.
Ainda não há informações sobre vagas, cargos, salários e escolaridade. Tais dados devem ser divulgados nos próximos dias. A seguir, confira como foram os últimos concursos para a PM e Corpo de Bombeiros de Pernambuco:
Concurso Polícia Penal PE
Entre os editais de concurso Policial PE mais aguardados para Pernambuco, há o edital de Polícia Penal PE.
Com banca definida, falta somente a divulgação do edital do concurso público. No entanto, em informações exclusivas dadas a equipe de jornalismo do Direção Concursos, o edital está em fase de análise jurídica.
O concurso Polícia Penal pretende ofertar 200 vagas para provimento imediato, além de 800 oportunidades no cadastro de reservas no cargo de policial penal.
O último concurso da Agepen PE foi realizado em 2017 e ofertou 85 vagas.
A remuneração é de R$3.872,82, com vencimento base de R$1.638,21, acrescido de valor ao vencimento a título de Risco Penitenciário.
Em postagem nas redes sociais, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco divulgou a realização da reunião do secretário e do comando-geral da PMPE e do Corpo de Bombeiros, José Roberto Santana e Rogério Coutinho.
Últimos concursos foram para soldados e oficiais
Em junho de 2018, foi divulgado o edital de concurso com 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio.
As demais 80 oportunidades foram para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). Para oficial da PM PE, o requisito foi a graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área.
Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos deveriam preencher requisitos específicos, sendo:
- Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;
- Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na categoria;
- Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.
As provas objetivas para soldados da PM PE foram compostas por 60 questões objetivas distribuídas pelas disciplinas de: Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).
Para o cargo de oficial da PM PE, a prova teve 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação.
Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi diferente, sendo: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa.
Além da prova objetiva, os candidatos ainda foram avaliados por etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.
Último concurso Bombeiros PE para soldados foi em 2017
O edital do último concurso Bombeiros PE para soldados foi divulgado em janeiro de 2017. Na época, foram ofertadas no concurso 300 vagas para a carreira.
Os requisitos eram: o nível médio e idade mínima de 18 anos completos até o ingresso no cargo e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso.
Também era preciso ter habilitação, no mínimo, na Categoria B e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
As atribuições do cargo incluem: aplicar procedimentos de Salvamento, Combate a Incêndio e Atendimento Pré-Hospitalar; realizar vistorias técnicas; e ser capaz de realizar tarefas variadas, reconhecendo as condições de segurança, a cena e a situação da ocorrência.
O concurso foi organizado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE/CONUPE). Os candidatos foram submetidos a várias etapas de seleção. Entre elas: provas objetiva, discursiva, avaliação física, psicotécnica, médica, investigação e curso de formação.
As provas objetivas foram aplicadas nas cidades de Recife, Arcoverde, Caruaru e Petrolina. Foram cobradas 80 questões objetivas, mais uma redação dissertativa.
O exame contou com questões de Atualidades, Biologia, Conhecimentos de Informática, Direito Constitucional, Física, História de Pernambuco e Língua Portuguesa. Os aprovados no concurso ainda passaram por um Curso de Formação e Habilitação de Praças.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal
10 de Janeiro de 2024Concurso Paulista-PE: Testado o Fiscal Oculto que evita fraudes


