Concurso Guarda de São Luís MA é autorizado com 100 vagas
Por Professor Isaquel Silva
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, autorizou nesta quarta-feira, 12, a realização de novo concurso para Guarda Municipal. O aval é para preenchimento de 100 vagas.
De acordo com publicação nas redes sociais do prefeito , a estimativa é que o concurso seja realizado ainda no primeiro semestre de 2022.
“Acabo de autorizar o concurso público para 100 vagas na nossa guarda municipal e será realizado ainda no primeiro semestre. Para reforçar ainda mais o trabalho da nossa segurança em São Luís”, disse Braide.
Em 2020, a Secretaria de Segurança com Cidadania (SEMUSC) formou uma comissão organizadora do concurso para Guarda Municipal de São Luís, no Maranhão. Ao todo, o grupo era composto por seis servidores que deveriam tocar os preparativos do edital.
Com a pandemia da Covid-19, os trâmites foram adiados e somente agora, em janeiro de 2022, o concurso teve autorização oficial do governo. A partir disso, uma nova comissão deve ser designada para organização e planejamento do processo seletivo.
Tradicionalmente, o cargo de guarda municipal exige apenas o ensino médio completo. No decorrer do concurso, são cobrados exames objetivos e físicos.
Os aprovados ainda passam por um curso de introdução à carreira, com aulas teóricas e práticas. A expectativa é que a prefeitura contrate pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia aos servidores após o estágio probatório.
Último concurso Guarda de São Luís MA foi há 16 anos
Há 16 anos, a Prefeitura de São Luís, no Maranhão, não realiza novo concurso para Guarda Municipal. O último edital para ingresso na corporação foi publicado em 2006.
A oferta era de 240 vagas para o cargo de guarda municipal na 2ª classe. Na ocasião, foram abertas oportunidades também para guarda municipal salva-vidas e músico. Para se inscrever foi necessário ter o ensino médio completo.
A jornada de trabalho era de 40 horas. Em 2006, o salário inicial era de R$363 com acréscimo de compensação orgânica de 80% e de risco de vida de 40%. Mas, com o passar do tempo, o valor foi reajustado.
O concurso teve três etapas: prova objetiva, teste de avaliação física e teste de avaliação psicológica. Na primeira fase, os participantes tiveram que responder a 100 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.
As provas foram avaliadas de zero a dez pontos, sendo habilitado quem obteve nota mínima de cinco pontos. Na avaliação física, os convocados foram submetidos aos exercícios de desenvolvimento com halter, barra, abdominal e corrida.
Os aprovados em todas as etapas ainda passaram por curso de formação de guardas municipais.
A Guarda Municipal de São Luís, criada pela Lei 2.968 de 06 de julho de 1989, é uma corporação uniformizada e armada, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, regida sob a égide da hierarquia e disciplina.
Fonte: Folha Dirigida.
Notícias relacionadas
Neste domingo, 28 de janeiro, foram aplicadas as provas do concurso PM PE (Polícia Militar de Pernambuco), ao cargo de Soldado. As avaliações tiveram a duração de 5 horas, com início às 7h45. Com o...
Finalmente o edital SEEC RN foi publicado! O concurso público da Secretaria da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte oferta 598 vagas imediatas para os cargos professor e...
Foi adiado o início das inscrições para o concurso Guarda de Santa Rita, município localizado no estado da Paraíba, com oferta de 40 vagas imediatas e 60 para formação de cadastro de reserva. De ac...