Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Com novos policiais militares, Pernambuco seguirá com déficit de mais de 10 mil

Publicado em 25 de janeiro de 2022 às 22h21m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Para reforçar a segurança em Pernambuco, 740 novos policiais militares estarão aptos a ir para as ruas a partir desta quarta-feira (26). A formatura oficial dos soldados acontecerá, às 8h, no Quartel do Comando Geral da PM, no Derby, área central do Recife. Por causa da pandemia da covid-19, haverá protocolos rígidos - como a necessidade de apresentação do resultado de teste negativo para a doença. Além disso, familiares não poderão comparecer à cerimônia. Os novos PMs se juntam a outros 15.799 que já fazem parte da ativa, segundo dados atualizados em novembro de 2021 no Portal da Transparência. O déficit de profissionais da segurança, no entanto, permanecerá alto.

O Estado deveria contar com, no mínimo, 26.865 policiais militares - levando em consideração o tamanho estimado da população pernambucana. Mas o número está bem distante da realidade. Há uma falta de mais de 10 mil membros.

No começo do segundo semestre, mais uma turma da PM vai se formar. O efetivo começou o curso para soldado em dezembro de 2021. Ao longo dos meses, cursarão disciplinas como abordagem, direitos humanos e fundamentos jurídicos da atividade policial. Ao todo, devem ingressar na corporação mais 541 soldados - reduzindo menos de 6% do déficit. Ainda assim é preciso levar em conta que, ao longo do ano, mais policiais vão deixar a ativa por causa da aposentadoria.

 

ARTES/JC

Polícia Militar em números - ARTES/JC

 

"A contratação dos novos militares é bem-vinda. Mas não é suficiente, não supre nem de longe o necessário para a segurança da população. As cidades precisam de mais policiamento, principalmente no interior. Há localidades com quatro, cinco policiais para dar segurança a toda população. Eles estão vulneráveis. Isso sem contar que muitos estão afastados por problemas de saúde por causa da sobrecarga de trabalho", afirma o presidente da Associação de Cabos e Soldados do Estado, Albérisson Carlos.

Procurada pela coluna Ronda JC, a assessoria da Polícia Militar de Pernambuco não informou quando os novos PMs vão começar a atuar nas ruas. "A Secretaria de Defesa Social informa que está no planejamento da segurança realizar, o mais breve possível, a nomeação de novos policiais", informou, em nota.

Sobre o déficit histórico de policiais, a nota alegou que "desde 2015, o governo de Pernambuco já nomeou quase 7 mil servidores para a segurança pública. Foram mais de 4.700 novos policiais militares convocados para as fileiras da PMPE, entre praças e oficiais. E mais de 2.200 profissionais convocados para ingressar nas Polícias Civil e Científica, assim como no Corpo de Bombeiros Militar".

Fonte: Ronda JC.

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso Câmara de Ipojuca-PE: banca libera provas e gabaritos preliminares

A banca Instituto SUSTENTE aplicou as provas do Concurso Público da Câmara Municipal do Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, no domingo (24). Ao todo, 9.403 candidatos se inscreveram no certame. ...

Relacionada
Concurso PC PE: governadora promete novidades até sexta-feira, 20

Segundo a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, novas informações sobre o concurso PC PE (Polícia Civil) serão divulgadas ainda esta semana. A expectativa é para que o nome da banca organizadora sej...

Relacionada
Concurso PM PB: veja detalhes da prova!

Foi publicado no Diário Oficial estadual deste sábado (8/7), o aviso de dispensa de licitação para a contratação da banca do novo concurso PM PB (Polícia Militar da Paraíba). Conforme indicado no d...