Concurso PM PI foi "um dos mais tranquilos", diz reitor
Por Professor Isaquel Silva
Foram realizadas no último domingo, 30, as provas do concurso PM PI para soldados. Segundo o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto de Sousa, responsável pelo Nucepe, organizador, a seleção foi uma das mais tranquilas realizadas pela banca.
Segundo o diretor do Nucepe, Jorge Martins, todos os candidatos foram revistados na entrada dos centros de aplicações de prova pela equipe da PM com detector de metais.
"Foram vistoriados todos os objetos para que os candidatos não adentrassem ao local de prova com algum material proibido, como o celular. Todos os candidatos entraram de máscara e mantivemos o distanciamento social nas salas", explicou.
A primeira etapa do concurso, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco horas, consistiu em uma prova escrita objetiva de 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas, e uma única resposta correta. A prova vale 80 pontos.
Os gabaritos preliminares já foram divulgados. Os recursos são aceitos no site do Nucepe, até a próxima terça-feira, dia 1º.
A prova escrita dissertativa, com 20 pontos, trouxe a redução da maioridade penal como temática.
Com as mudanças anunciadas, em setembro de 2021, o concurso da Polícia Militar do Piauí passou a oferecer 1.040 vagas, sendo mil para o o curso de formação de soldados e 40 para oficiais.
Os ganhos são de 3.470,66 (soldado) e de R$6.170,09 (oficial). No primeiro caso, é preciso ter o nível médio completo, enquanto a exigência para o oficialato da Polícia Militar do Piauí é o bacharelado em Direito.
A corporação exige ainda altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres), além da carteira de habilitação na categoria "AB". Conforme Lei publicada em dezembro, a idade para participar do concurso de soldado é de 18 a 35 anos, e, para oficial, entre 21 e 35 anos.
Ao todo, a seleção recebeu 40.020 inscritos. Os aprovados na prova do último domingo, 30, ainda realizarão outras etapas, sendo elas:
- Exame de Saúde (médico e odontológico) - entre 28 de março e 14 de abril;
- 3ª Etapa – Exame de Aptidão Física - entre 16 de maio e 1º de junho;
- 4ª Etapa – Avaliação Psicológica - 3 de julho;
- 5ª Etapa – Investigação Social (envio da documentação) - de 11 a 13 de agosto; e
- Divulgação dos candidatos aprovados para matrícula no Curso de Formação de Soldados PM - até 28 de setembro.
Fonte: Folha Dirigida.
Notícias relacionadas
O novo edital do concurso Polícia Penal BA será organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O anúncio se deu pelo presidente do SINSPPEB (Sindicato dos Servidores Penitenciário do estado da Bahia),...
Uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (29), proíbe a limitação de vagas para mulheres no concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba. Com isso, o exam...
A Prefeitura de Rio Largo, em Alagoas, anunciou a abertura de um novo concurso público com o objetivo de preencher 476 vagas e formar cadastro reserva para profissionais de níveis fundamental, médio, ...