Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concurso PM AM: TCE SUSPENDE o certame!

Publicado em 03 de fevereiro de 2022 às 08h00m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Novidades sobre o concurso PM AM! O concurso público da Polícia Militar do Estado do Amazonas está suspenso. As provas do concurso PM AM estavam marcadas para este domingo.

Confira a decisão na íntegra!

O conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas, Ari Moutinho Júnior, suspendeu o concurso PM AM após um pedido interposto pelo presidente do Movimento de Pessoas com Deficiência do Estado do Amazonas.

Além da pedido interposto, a Diretoria de Controle Externo de Admissão de Pessoal, DICAPE, da Corte de Contas, também encontrou irregularidades no edital do concurso público e solicitou justificativas à PM AM.

“Entre as irregularidades apontadas pela Dicape no edital do concurso público estão: não foi garantia da disponibilização de postos de inscrição com acesso à internet; não indicação da bibliografia usada para formulação das provas; não apresentação de um cronograma com as fases do concurso; número de vagas para futuros oficiais maiores que do que as disponíveis; remuneração para três cargos maiores do que os previstos em lei e ausência de reserva de vagas para pessoas com deficiência.”, aponta a nota.

A DICAPE ainda aponta que no edital não há previsão de prova discursiva e provas de títulos para todos os cargos.

A PM AM se manifestou sobre não disponibilizar vagas para pessoas com deficiência no edital, afirmando que “não há vagas para pessoas com deficiência em razão das peculiaridades das atribuições dos cargos”.

No entanto, o  TCE entende que “São diversas as deficiências, não se podendo assumir que todas elas tornem os candidatos incapazes de acessar os cargos ofertados, devendo serem utilizados exames médicos de aptidão física e avaliação psicológica para tanto”.

A suspensão do concurso PM AM antes da realização das provas acontece para evitar prejuízos à administração e aos candidatos. Na decisão publicada, foi determinado  que o comandante geral da PMAM, coronel Vinicius Almeida, apresente resposta e documentos comprobatórios das justificativas no prazo máximo de 15 dias.

concurso PM AM  oferta 1.350 vagas no total, sendo 320 para Oficial, 30 da Oficial de Saúde e 1.000 para Praça.

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso PM PB: veja os requisitos

Já está publicado o edital do concurso PM PB (Polícia Militar da Paraíba), ofertando 900 vagas para o cargo de Soldado, com salário de R$ 4.206,87! As inscrições poderão ser efetuadas no site da ba...

Relacionada
Petrolina-PE: Novo Concurso Guarda pode sair este ano, diz secretário

O secretário de Segurança Pública de Petrolina, Luiz Cláudio comentou sobre a possibilidade de que esse ano os aprovados no último concurso da Guarda Civil Municipal que esperam a nomeação, sejam conv...

Relacionada
Concurso GCM Jaboatão de Guararapes: FCC é a banca!

A banca organizadora do próximo concurso GCM Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, foi definida. A Fundação Carlos Chagas (FCC) será responsável pelo novo certame.  De acordo com...