Concurso PM PE: novo edital ainda no primeiro semestre?

Por Professor Isaquel Silva
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) encaminhou ao governo estadual uma solicitação para a realização de um novo concurso PM PE (Polícia Militar de Pernambuco). No documento, a Assembleia deseja que o novo edital aconteça ainda no primeiro semestre de 2022.
De acordo com o documento que foi enviado ao executivo estadual, o motivo pela abertura de um novo edital está na redução significativa do quadro de profissionais da Polícia Militar. O pedido também solicita novos concursos para a Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros.
O último edital de concurso PM PE aconteceu em 2018 e foi destinado ao preenchimento de 500 vagas para a carreira de Soldado e 60 vagas para a carreira de Oficial. O certame foi organizado pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE).
É importante ressaltar que, apesar do pedido da Alepe por um novo concurso PM PE, o edital anterior está ainda vigente para o ano de 2022.
Conforme demonstrado por Lei Complementar do estado de Pernambuco, a estrutura remuneratória das carreiras da PM PE é composta pelos seguintes vencimentos:

Requisitos
Para ingressar nas carreiras de Soldado e Oficial da PM PE, os interessados precisam ter atenção aos requisitos específicos exigidos.
Conforme consta no último edital, para a carreira de Soldado era necessário:
- Possuir escolaridade mínima de ensino médio completo, reconhecida nos moldes da legislação federal, no ato da matrícula no Curso de Formação e Habilitação de Praças;
- Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 (vinte e oito) anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 (vinte e nove) anos;
- Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo, na Categoria B;
- Possuir altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres
Já para a carreira de Oficial, a única diferença é a exigência de nível superior de formação. Veja:
- Possuir curso superior de Direito, para cargo de Oficial da PMPE, e curso superior em qualquer área do conhecimento, para cargo de Oficial CBMPE, reconhecido nos moldes da legislação federal;
- Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 (vinte e oito) anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 (vinte e nove) anos;
- Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na Categoria B;
- Possuir altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.
É importante que recentemente, a Alepe solicitou a mudança da idade máxima de ingresso na PM PE e Bombeiros PE para 37 anos.
Provas e etapas do último edital
Tanto o edital para Soldado, como para Oficial, o concurso PM PE foi dividido em duas etapas. A primeira etapa foi composta pelas seguintes fases:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório,
- Exames médicos, de caráter eliminatório;
- Exame de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
- Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
Já a segunda etapa foi composta pelo curso de formação.
Foram cobradas as seguintes disciplinas para a carreira de Soldado:

Já para a carreira de Oficial, o concurso PM PE cobrou as seguintes disciplinas:

Resumo concurso PM PE
- Situação: solicitado
- Vagas: a definir
- Cargos: a definir
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Professores EP elaboram recursos contra questões do Concurso Guarda Paulista
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal


