Concurso PM PE: baixe Super Guia de Estudos

Por Professor Isaquel Silva
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, autorizou estudos para a abertura de um novo concurso para a Polícia Militar do Estado. A informação foi publicada pelo secretário de Defesa Social, Humberto Freire, na cerimônia de encerramento do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) no dia 11 de fevereiro.
De acordo com o titular da pasta, os estudos já estão em andamento pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Além da PM, estão previstos editais para o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Científica:
"Esse movimento de recompletamento continua, tanto que o governador Paulo Câmara já autorizou os estudos necessários para novos concursos para todos os cargos - tanto da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. A SDS já está fazendo esses estudos para apresentar e poder, realmente, desencadear esses novos concursos o mais breve possível", disse o secretário.
Não foi informado um prazo para que tais estudos sejam concluídos. Mas a estimativa é que não demore, uma vez que o governo busca celeridade nos processos.
No início de fevereiro, a Assembleia Legislativa de Pernambuco solicitou, com urgência, a realização de novos concursos para os órgãos de Segurança do Estado. O pedido é para que as seleções sejam abertas ainda no primeiro semestre de 2022.
Veja o que diz o texto da Assembleia Legislativa para a abertura dos concursos Segurança PE:
"Ante o exposto, faço apelo ao Exmo. Governador do Estado de Pernambuco (...) no sentido de que sejam realizados, com a máxima urgência e preferencialmente no primeiro semestre de 2022, novos concursos públicos para recompletamento do efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Científica do Estado de Pernambuco."
Último concurso PM PE foi realizado em 2018
O último concurso PM e Bombeiros PE ocorreu em 2018. No total, foram abertas 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 oportunidades para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros).
Para oficial da PM PE, para se inscrever foi necessário ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área.
Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos tiveram que preencher requisitos específicos, sendo:
-
Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;
-
Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na categoria;
-
Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.
As provas objetivas para soldados da PM PE tiveram 60 questões objetivas distribuídas pelas disciplinas de: Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).
Para oficial da PM PE, a prova apresentou 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação.
Enquanto para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi diferente, sendo: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa.
Os concorrentes ainda foram avaliados por etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Professores EP elaboram recursos contra questões do Concurso Guarda Paulista
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal


