Concurso INSS: presidente não prevê abertura de edital
Por Professor Isaquel Silva
Quem aguarda um novo concurso INSS pode ter que esperar um pouco mais para realizar o sonho de ingressar no órgão. De acordo com o presidente da autarquia, José Carlos Oliveira, não haverá reposição de servidores neste ano de 2022.
A informação consta em um ofício feito pelo responsável do órgão em resposta ao requerimento de informações solicitadas pela deputada Chris Tonietto.
A parlamentar pediu informações ao INSS sobre o não cumprimento da autarquia com prazos de análise de processos e concessão de benefícios de natureza previdenciária e securitária.
É importante ressaltar que há a expectativa de que o Governo Federal se manifeste sobre o novo concurso INSS até 22 de março.
De acordo com o representante do Consórcio de Sindicatos do Seguro e da Seguridade Social filiados à CUT, João Torquato, em caso de sinalização favorável por novo edital, o governo pode ainda informar um possível quantitativo de vagas que devem ser ofertadas no certame.
O concurso INSS é um dos mais esperados. Um dos principais motivos é a possibilidade de vagas que podem ser ofertadas no novo edital.
No pedido encaminhado pela autarquia, foi solicitada a autorização com previsão de 7.575 oportunidades, distribuídas da seguinte maneira:
- Técnicos: 6.004 vagas
- Analistas: 1.571 vagas
Com a ausência de um novo edital, o INSS tem acumulado demandas. No ofício, o presidente ressaltou a falta de servidores. De acordo com gráfico exposto no documento, a estimativa é de perda de mais de 1.000 funcionários até dezembro de 2022:
Notícias relacionadas
Na publicação do Diário Oficial desta sexta-feira (1º), houve a oficialização da banca organizadora para o Concurso da Câmara Municipal de Salgadinho, agreste pernambucano. Por meio de dispensa de ...
Estão abertas as inscrições para o concurso GCM Itabaianinha, prefeitura localizada no estado de Sergipe, com oferta de 12 vagas. Os interessados nas oportunidades do edital podem se inscrever até ...
Saiu no Diário Oficial, desta terça-feira (17), o termo aditivo do contrato entre a Prefeitura de Garanhuns e a banca organizadora IGEDUC. De acordo com o documento: "o objeto é a contratação de i...