Concurso INSS: presidente não prevê abertura de edital

Publicado em 18 de mar�o de 2022 às 15h50m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

Quem aguarda um novo concurso INSS pode ter que esperar um pouco mais para realizar o sonho de ingressar no órgão. De acordo com o presidente da autarquia, José Carlos Oliveira, não haverá reposição de servidores neste ano de 2022.

A informação consta em um ofício feito pelo responsável do órgão em resposta ao requerimento de informações solicitadas pela deputada Chris Tonietto.

A parlamentar pediu informações ao INSS sobre o não cumprimento da autarquia com prazos de análise de processos e concessão de benefícios de natureza previdenciária e securitária.

É importante ressaltar que há a expectativa de que o Governo Federal se manifeste sobre o novo concurso INSS até 22 de março.

De acordo com o representante do Consórcio de Sindicatos do Seguro e da Seguridade Social filiados à CUT, João Torquato, em caso de sinalização favorável por novo edital, o governo pode ainda informar um possível quantitativo de vagas que devem ser ofertadas no certame.

O concurso INSS é um dos mais esperados. Um dos principais motivos é a possibilidade de vagas que podem ser ofertadas no novo edital.

No pedido encaminhado pela autarquia, foi solicitada a autorização com previsão de 7.575 oportunidades, distribuídas da seguinte maneira:

  • Técnicos: 6.004 vagas
  • Analistas: 1.571 vagas

Com a ausência de um novo edital, o INSS tem acumulado demandas. No ofício, o presidente ressaltou a falta de servidores. De acordo com gráfico exposto no documento, a estimativa é de perda de mais de 1.000 funcionários até dezembro de 2022: