Enem será nos dias 13 e 20/11; inscrições começam em 5/5
Por Professor Isaquel Silva
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) soltou hoje, 29 de abril, o Edital do Enem 2022. O documento apresenta as datas e as regras do exame educacional.
Conforme o Edital, os estudantes poderão fazer as inscrições entre os dias 10 e 21 de maio. A taxa de inscrição custará R$ 85 e poderá ser paga até dia 27 de maio.
Pedidos de isenção de taxa de inscrição já foram recebidos. Justificativas de ausência de candidatos que ganharam a gratuidade mas não puderam comparecer às provas também já foram aceitas.
Antes de fazer a inscrição no Enem, os estudantes deverão fazer cadastro no portal gov.br, criando um login e uma senha. Em seguida, precisam acessar a Página do Participante do Enem.
Atendimento especializado
Durante o mesmo prazo de inscrições, solicitações de atendimento especializado durante as provas do Enem 2022 serão aceitas. O resultado desses pedidos será divulgado no dia 7 de junho. Recursos serão recebidos e o resultado final será informado no dia 22 do mesmo mês.
Podem pedir atendimento especializado no Enem estudantes que se encaixam nas seguintes situações:
-
Gestantes e lactantes
-
Idosos
-
Pessoas em classe hospitalar
-
Pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, entre outras
Nome social
Segundo o calendário publicado no Edital do Enem 2022, solicitações de tratamento pelo Nome Social serão recebidas entre os dias 23 e 28 de junho. O resultado preliminar sairá em 5 de julho e o final, no dia 15 seguinte.
Provas do Enem 2022
Os inscritos farão as provas do Enem 2022 em dois domingos consecutivos, nos dias 13 e 20 de novembro em várias cidades do Brasil. Haverá opção de fazer testes impressos e testes on-line.
A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.
Veja abaixo a distribuição das provas:
=>13/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens
=>20/11, das 13h às 18h30: 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza
Por que fazer o Enem?
Hoje, o principal motivo para fazer o Enem é usar as notas para ingressar em instituições de ensino superior. Algumas delas realizam vestibulares específicos que aceitam o desempenho do exame educacional.
O Ministério da Educação (MEC) conta com três programas de acesso a universidades. Confira:
-
Sistema de Seleção Unificada (SiSU): vagas em instituições de ensino públicas
-
Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo em universidades particulares
-
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamentos em instituições privadas
Fonte: Brasil Escola.
Notícias relacionadas
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, João Benedito, revelou que o concurso TJ PB deverá ocorrer este ano. A previsão foi passada pelo representante do órgão em entrevista ao programa “Fr...
Saiu no Diário Oficial, desta terça-feira (9), o extrato de contrato do Município de Parnamirim-RN com a banca organizadora FUNCERN. Confira publicação! Na sexta-feira (5), o prefeito Rosano T...
Foi publicado o edital do novo concurso PM BA! A seleção visa preencher 100 vagas no Curso de Formação de Oficiais (CFO), que é destinado a candidatos de ambos os sexos, com nível médio completo. O...