Concurso INSS: ministérios sinalizam aval em mesa de negociação
![](https://www.estoupreparado.com.br/assets/img/equipe/isaquel.jpg)
Por Professor Isaquel Silva
![EP Aprova EP Aprova](https://www.estoupreparado.com.br/assets/img/galeria/1728944192.webp)
O concurso INSS pode ser autorizado, pelo menos, é o que sinalizou os ministérios do Trabalho e Previdência e da Economia, durante uma reunião com representantes do Comando Nacional de Greve. O encontro ocorreu na última quinta-feira, 5.
Segundo Tatiane Martins, que representa o Paraná no Comando Nacional de Greve, a mesa de negociação aberta levou diversas pautas aos representantes dos ministérios, incluindo a realização do novo concurso público.
O concurso INSS pode ser autorizado, pelo menos, é o que sinalizou os ministérios do Trabalho e Previdência e da Economia, durante uma reunião com representantes do Comando Nacional de Greve. O encontro ocorreu na última quinta-feira, 5. Segundo Tatiane Martins, que representa o Paraná no Comando Nacional de Greve, a mesa de negociação aberta levou diversas pautas aos representantes dos ministérios, incluindo a realização do novo concurso público.
Vale lembrar que o novo pedido de concurso INSS traz 702 vagas, na área de Reabilitação Profissional, que está dentro da carreira de analista do seguro social.
Ao tomar posse como ministro do Trabalho e Previdência, em março, José Carlos Oliveira falou sobre a possibilidade de um novo concurso INSS, autarquia que presidiu desde novembro de 2021 e pela qual foi servidor de carreira desde 1985.
Na ocasião, em resposta ao Correio Braziliense, o titular da pasta demonstrou otimismo pela autorização e realização do concurso ainda este ano.
No entanto, segundo ele, a oferta de vagas deverá ser menor do que a solicitada ao Ministério da Economia em 2021.
Um novo pedido de concurso INSS foi enviado, este ano, ao Ministério da Economia. Desta vez, a autarquia deseja preencher 7.830 vagas, em cargos dos níveis médio e superior.
O diferencial entre este pedido e o enviado em 2021 é o quantitativo de vagas, sendo 255 a mais do que a solicitação feita no ano passado.
Além disso, essas 255 vagas estão concentradas na área-meio, sendo 80 oportunidades para o cargo de técnico do seguro social, e 175 para o analista do seguro social.
A área meio do INSS costuma ser uma função generalista, que, nos últimos anos, inclusive, foi alvo de protestos das categorias após portarias que viabilizariam a terceirização de cargos nesse setor serem publicadas.
Desta forma, caso o concurso INSS seja autorizado pelo Ministério da Economia, tudo indica que a seleção contará com, pelo menos, 255 vagas generalistas, em que apenas a conclusão do nível médio ou superior será necessário, sem a exigência de cursos específicos.
Fonte: Folha Dirigida.
![EP Aprova EP Aprova](https://www.estoupreparado.com.br/assets/img/galeria/2x/1728944127.webp)
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concurso GCM Alagoa Grande PB: 10 vagas; inscrições abertas!
10 de Janeiro de 2024Concurso PM PI: secretário confirma novo edital e dá previsão
10 de Janeiro de 2024Banca divulga locais de prova do concurso PM SP para soldado