Concurso INSS: ministérios sinalizam aval em mesa de negociação

Por Professor Isaquel Silva
O concurso INSS pode ser autorizado, pelo menos, é o que sinalizou os ministérios do Trabalho e Previdência e da Economia, durante uma reunião com representantes do Comando Nacional de Greve. O encontro ocorreu na última quinta-feira, 5.
Segundo Tatiane Martins, que representa o Paraná no Comando Nacional de Greve, a mesa de negociação aberta levou diversas pautas aos representantes dos ministérios, incluindo a realização do novo concurso público.
O concurso INSS pode ser autorizado, pelo menos, é o que sinalizou os ministérios do Trabalho e Previdência e da Economia, durante uma reunião com representantes do Comando Nacional de Greve. O encontro ocorreu na última quinta-feira, 5. Segundo Tatiane Martins, que representa o Paraná no Comando Nacional de Greve, a mesa de negociação aberta levou diversas pautas aos representantes dos ministérios, incluindo a realização do novo concurso público.
Vale lembrar que o novo pedido de concurso INSS traz 702 vagas, na área de Reabilitação Profissional, que está dentro da carreira de analista do seguro social.
Ao tomar posse como ministro do Trabalho e Previdência, em março, José Carlos Oliveira falou sobre a possibilidade de um novo concurso INSS, autarquia que presidiu desde novembro de 2021 e pela qual foi servidor de carreira desde 1985.
Na ocasião, em resposta ao Correio Braziliense, o titular da pasta demonstrou otimismo pela autorização e realização do concurso ainda este ano.
No entanto, segundo ele, a oferta de vagas deverá ser menor do que a solicitada ao Ministério da Economia em 2021.
Um novo pedido de concurso INSS foi enviado, este ano, ao Ministério da Economia. Desta vez, a autarquia deseja preencher 7.830 vagas, em cargos dos níveis médio e superior.
O diferencial entre este pedido e o enviado em 2021 é o quantitativo de vagas, sendo 255 a mais do que a solicitação feita no ano passado.
Além disso, essas 255 vagas estão concentradas na área-meio, sendo 80 oportunidades para o cargo de técnico do seguro social, e 175 para o analista do seguro social.
A área meio do INSS costuma ser uma função generalista, que, nos últimos anos, inclusive, foi alvo de protestos das categorias após portarias que viabilizariam a terceirização de cargos nesse setor serem publicadas.
Desta forma, caso o concurso INSS seja autorizado pelo Ministério da Economia, tudo indica que a seleção contará com, pelo menos, 255 vagas generalistas, em que apenas a conclusão do nível médio ou superior será necessário, sem a exigência de cursos específicos.
Fonte: Folha Dirigida.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Professores EP elaboram recursos contra questões do Concurso Guarda Paulista
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal


