PMPE: BAIXE PROPOSTA DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DE PERNAMBUCO
Por Professor Isaquel Silva
Um novo concurso PM PE deve ser realizado em breve. No mês de março o secretário de defesa social, Humberto Freire, anunciou a autorização do concurso público da Polícia Militar de Pernambuco.
A deputada estadual Gleide Ângela informou em abril que o novo concurso PM PE deve ter o edital publicado no segundo semestre de 2022.
BAIXE PROPOSTA DE ESTUDOS HISTÓRIA DE PE
O último concurso PM PE organizado pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE) teve edital publicado em 2018. Foram ofertadas 500 vagas para provimento imediato e ainda formação do cadastro de reserva para ingresso na Polícia Militar de Pernambuco. A vigência da seleção, após a homologação do resultado, foi prorrogada até 2022.
- 14 de abril de 2022: previsão do edital para o segundo semestre
- Março de 2022: autorização do concurso PM PE
- 13 de outubro de 2021: autorização para novas convocações
“É mais uma demonstração do compromisso do governador com a segurança pública. Com as 1.925 convocações já anteriormente anunciadas para as quatro operativas, Pernambuco terá o acréscimo de 2.077 novos profissionais até junho de 2022″, afirmou.
Veja as exigências para concorrer:
- Possuir escolaridade mínima de ensino médio completo (Soldado) ou ensino superior em Direito (Oficial).
- idade mínima de 18 anos e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;
- possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B;
- possuir altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.
Atribuições
Oficial
- Deverá exercer atividade discente, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do Curso.
Soldado
- Deverá realizar policiamento ostensivo preventivo fardado; atender e solucionar ocorrências; executar atividades operacionais e policiamento reservado; restabelecer ordem pública; controlar distúrbios civis, entre outras atribuições.
No último concurso PM PE foram ofertadas 500 vagas para provimento imediato e ainda formação do cadastro de reserva. Além disso, houve reserva de vagas para pessoas com deficiência.
Concurso PM PE: etapas de provas
Os candidatos ao concurso PM PE de Soldado foram avaliados em duas etapas. A primeira etapa consistiu das seguintes fases:
a) 1ª FASE: Exame de Habilidades e Conhecimentos (prova objetiva), de caráter eliminatório e classificatório;
b) 2ª FASE: Exames Médicos, de caráter eliminatório;
c) 3ª FASE: Exames de Aptidão Física de caráter eliminatório;
d) 4ª FASE: Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório.
A segunda etapa do concurso PM PE consistiu no Curso de Formação e Habilitação de Praças PM (CFHP PM), de caráter eliminatório e classificatório.
Prova objetiva
A prova objetiva para a carreira de soldado PM PE foi aplicada no dia 26 de agosto de 2018 com a duração de 04 horas, nas cidades de Recife/Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina.
A prova do concurso PM PE contou com 60 questões objetivas de múltipla escolha, cada uma com 05 alternativas de resposta, sendo apenas uma correta, no gabarito padrão nas opções de A, B, C, D e E, conforme mostra o quadro de disciplinas abaixo.
- Língua Portuguesa – 15 questões
- Matemática – 10 questões
- Geografia – 10 questões
- História – 10 questões
- Direitos e Garantias Fundamentais – 15 questões.
Teste de Aptidão Física
Essa etapa foi composta de vários exercícios, sendo eles para os candidatos homens e mulheres:
- Natação em 50m,
- Flexão na barra fixa,
- salto em distância,
- Abdominal e
- Corrida de 2.400m.
Teste Psicotécnico
A Avaliação Psicológica aplicada para seleção dos candidatos foi composta da aplicação de Questionário Social e Entrevista individual, além de uma bateria de 05 (cinco) testes, sendo: Atenção Dividida; Memória Visual; Inteligência não Verbal; e dois testes de Personalidade.
Concurso PM PE Soldado: Curso de Formação
O Curso de Formação para o cargo de Soldado da PM PE foi realizado no Campus de Ensino Metropolitano I, situado em Jaboatão dos Guararapes/PE, com duração média de seis meses. Durante este período, o aluno esteve na condição de candidato, percebendo mensalmente uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.100,00 (mil e cem reais). A classificação final do concurso é feita através da classificação no Curso de Formação.
Notícias relacionadas
A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, abriu nesta terça-feira (01) as inscrições para dois concursos públicos que, juntos, oferecem 419 vagas em diversas áreas. As oportu...
Pernambuco celebra, nesta quarta-feira (6), a Data Magna. O feriado estadual foi instituído com a promulgação da lei 16.059, no dia 9 de junho de 2017 e, desde então, garantiu um dia de folga a mais p...
O próximo concurso Polícia Penal PB ofertará 1.000 vagas. A informação foi confirmada pelo secretário presidente do sindicato da categoria, Kecio dos Santos. Convém lembrar que, em declaração recen...