Concurso Educação PE tem edital adiado para quarta-feira, 1º

Por Professor Isaquel Silva
A Secretaria de Educação de Pernambuco informou que o edital do concurso para professores será publicado na quarta-feira, 1º de junho, no Diário Oficial. O prazo foi passado à Folha Dirigida pela Assessoria de Imprensa da pasta.
Inicialmente, o edital com cerca de 2.900 vagas para docentes estava previsto para esta terça, 31. Porém, por conta das fortes chuvas que atingiram o estado e das ações decorrentes, a publicação precisou ser adiada.
O concurso Educação PE terá aproximadamente 3.700 vagas. Tais oportunidades serão divulgadas em diferentes editais: o primeiro deles terá mais de 2 mil oportunidades para professores.
Os demais editais, segundo o secretário de Educação, Marcelo Barros, serão divulgados em breve. Nesse caso, a oferta será para analistas e assistentes educacionais com mais de 500 vagas.
O Cebraspe será o organizador do concurso Educação PE. Ele ficará responsável por receber as inscrições em seu site, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas.
Com o novo concurso, o governo busca reforçar o quadro da Secretaria de Educação para contribuir com a rede de ensino a longo prazo. Assim como fazer a reposição de profissionais que se aposentaram ou se afastaram de forma permanente.
Último concurso Educação PE foi realizado em 2015
O último concurso Educação PE para efetivos ocorreu há sete anos. A oferta total foi de 3 mil vagas imediatas. No entanto, desde a homologação dos resultados, em 2017, foram convocados mais de 4 mil profissionais.
Isso indica que a Secretaria de Educação e Esportes tem o costume de convocar excedentes (aprovados no cadastro de reserva) no decorrer do prazo de validade do concurso.
Todas as 3 mil chances da última seleção foram para a carreira de professor, sendo distribuídas entre três editais: um para a Educação Especial, um para a Educação Básica e outro para a Educação Profissional.
Para a Educação Especial foram 342 oportunidades , sendo 79 para o nível superior e 263 para o nível médio (magistério). Enquanto para a Educação Básica e Profissional foram 2.458 e 200 chances, respectivamente, todas de nível superior.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a banca organizadora. Os candidatos foram avaliados por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e a análise de títulos, somente classificatória.
Foram cobradas 40 questões (para professor de Português) ou 50 questões (para as demais especialidades), distribuídas entre as disciplinas de:
- Língua Portuguesa;
- Conhecimentos Pedagógicos;
- Conhecimentos Específicos.
Houve também aplicação de prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para professores de Português, na qual os participantes tiveram que fazer uma redação dissertativa-argumentativa.
Por sua vez, os classificados nas áreas de Libras e Braille, da Educação Especial, ainda fizeram uma prova prática.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Concurso Paulista-PE: Testado o Fiscal Oculto que evita fraudes
10 de Janeiro de 2024EP lança app de cálculo de nota e ranking para o concurso GCM PAULISTA-PE


