Concurso Caruaru PE: criação de 300 vagas é aprovada pela Câmara

Por Professor Isaquel Silva

Inscrições: a definir
Data da prova: a definir
Vagas: 387
A Câmara Municipal de Caruaru, em Pernambuco, aprovou o Projeto de Lei nº 943/2022, que dispõe sobre a criação de 300 vagas para preenchimento por concurso público. Tais oportunidades serão para professores da rede municipal de ensino.
Serão 150 vagas para professor I e 150 para professor II. O concurso Caruaru PE, a ser realizado, terá como objetivo aumentar a força de trabalho para alavancar o aprendizado dos estudantes.
O vereador Jorge Quintino (Solidariedade) celebrou a conquista.
"É uma vitória histórica, depois de muitas lutas e negociações. Após 16 anos sem concurso para professores, agora temos 300 vagas criadas, o que será um avanço para a educação em Caruaru", comentou.
Em fevereiro, a Prefeitura de Caruaru anunciou um pacote de novos concursos com 387 vagas. A Secretaria de Educação e Esportes está incluída nas seleções.
Confira a distribuição das vagas autorizadas para o concurso Caruaru PE por secretaria:
Secretaria de Saúde
- 100 vagas para agente de combate às endemias;
- 30 vagas para agente comunitário de saúde.
Secretaria de Educação e Esportes
-
230 vagas para professores de Escola de Tempo Integral.
Secretaria de Fazenda
-
4 vagas para auditor fiscal.
Secretaria de Ordem Pública
-
23 vagas para guardas municipais.
Com a aprovação do projeto de lei para criação de vagas para professores, é possível que a oferta para a Secretaria de Educação e Esportes seja ampliada. Ou ainda que o quantitativo de 300 docentes seja preenchido no decorrer do prazo de validade do concurso.
Ainda não há um prazo para a publicação do edital. A Secretaria Municipal de Administração ficará responsável por realizar a licitação para escolha da banca organizadora.
Uma instituição será contratada para receber as inscrições da seleção, viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas.
A Prefeitura de Caruaru, a cerca de 130 km de Recife, capital de Pernambuco, contrata pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia.
Último concurso Guarda de Caruaru PE teve 50 vagas
O último concurso para Prefeitura de Caruaru foi destinado à Guarda Municipal. O edital, publicado em 2018, teve a oferta de 50 vagas imediatas para o cargo.
Para se candidatar foi necessário atender aos seguintes requisitos: ensino médio completo, idade mínima de 18 anos completos na data da posse, Carteira Nacional de Habilitação (categoria AB) e altura mínima de 1,65 (homens) e 1,60 (mulheres).
A remuneração inicial, na época, foi de R$1.398,99 para jornada de trabalho de 44 horas por semana. A banca organizadora do concurso foi a Upenet (Concursos da Universidade de Pernambuco).
O concurso Guarda de Caruaru PE teve as seguintes etapas: prova objetiva, avaliação de exames de saúde, exames de capacidade física e avaliação psicológica. Os classificados ainda foram submetidos a um curso de formação.
Na prova de conhecimentos objetiva, por exemplo, os candidatos tiveram que responder a 60 questões sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 15 questões;
- Matemática: 10 questões;
- Código de trânsito brasileiro: 10 questões;
- Informática: 10 questões;
- Direitos e garantias fundamentais: 15 questões.
Fonte: Folha Dirigida.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Edital da PM Tocantins deve ser publicado no dia10 de março
10 de Janeiro de 2024Ministro amplia PEC da Segurança para incluir Guardas Municipais
10 de Janeiro de 2024Idecan é a banca organizadora do concurso SEE PB!