Concurso Guarda de São Luís MA terá 111 vagas. Banca definida!
Por Professor Isaquel Silva
A Prefeitura de São Luís, no Maranhão, prepara um novo concurso para ingresso na Guarda Municipal. A oferta será de 111 vagas para profissionais com o ensino médio completo.
O número de oportunidades consta na dispensa de licitação para contratação do Instituto Selecon como organizador do concurso. A dispensa foi divulgada no Diário Oficial do Município, como descrito abaixo:
Dispensa de licitação para contratação do Instituto Selecon
(Foto: Reprodução Diário Oficial São Luís)
O Instituto Selecon será o responsável por receber as inscrições do concurso em seu site, viabilizar e aplicar as etapas, como provas objetivas.
De acordo com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, o edital deve ser publicado ainda no primeiro semestre, ou seja, até 30 de junho.
"O edital do concurso para nossa Guarda vai sair ainda no primeiro semestre", disse o prefeito.
Tradicionalmente, a carreira de guarda municipal tem como requisito apenas o ensino médio completo. As remunerações atualizadas não foram informadas.
O concurso traz a cobrança de exames objetivos e testes físicos. Os aprovados ainda passam por um curso de introdução à carreira, com aulas teóricas e práticas.
A expectativa é que a prefeitura contrate pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia aos servidores após o estágio probatório.
A Guarda Municipal de São Luís, criada pela Lei 2.968 de 06 de julho de 1989, é uma corporação uniformizada e armada, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, regida sob a égide da hierarquia e disciplina.
Último concurso Guarda de São Luís MA foi em 2006
O último concurso para ingresso na Guarda Municipal de São Luís, no Maranhão, ocorreu há 16 anos. O edital trouxe a oferta de 240 vagas para o cargo de guarda municipal na 2ª classe.
Foram abertas também vagas para guarda municipal salva-vidas e músico. O requisito para se candidatar foi ter o ensino médio completo. A jornada de trabalho era de 40 horas por semana.
Na época, o salário inicial era de R$363 com acréscimo de compensação orgânica de 80% e de risco de vida de 40%. No entanto, com o passar do tempo, o valor foi reajustado.
Os candidatos foram avaliados por três etapas: prova objetiva, teste de avaliação física e teste de avaliação psicológica.
Na primeira fase, os candidatos tiveram que responder a 100 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.
A partir do número de acertos, os candidatos receberam notas de zero a dez pontos, sendo habilitado quem obteve o mínimo de cinco pontos. Na avaliação física, os convocados tiveram que realizar os exercícios de desenvolvimento com halter, barra, abdominal e corrida.
Os aprovados em todas as etapas ainda passaram por curso de formação de guardas municipais.
Fonte: Folha Dirigida.
Notícias relacionadas
O processo n° 22100061-6ED001, sob a relatoria do Conselheiro Substituto Ricardo Rios, foi analisado na 38ª Sessão Ordinária da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), r...
A Prefeitura de João Alfredo, agreste pernambucano, publicou o edital do Concurso Público para o preenchimento de 20 vagas para Agente de Municipal de Segurança (Guarda Municipal). DISTRIBUIÇÃO DAS...
A banca organizadora IGEDUC divulgou os locais de provas do Concurso Público da Guarda Municipal de Arcoverde, sertão pernambucano. As provas vão ocorrer neste domingo (19). Confira, a seguir, o...