Assembleia Legislativa do RN mantém concurso

Por Professor Isaquel Silva
A Assembleia Legislativa do RN (ALRN) decidiu manter o concurso público para a instituição mesmo após o corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado sugerir a suspensão do certame.
As inscrições terminam nesta segunda-feira (25) e, de acordo com o procurador-geral da Assembleia Legislativa, Sérgio Freire, não haverá prorrogação do prazo. Ao todo são 47 vagas para níveis médio e superior. A aplicação das provas será no dia 25 de setembro em Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.
Sugestão de suspensão
O corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu parecer na última sexta-feira (22) sugerindo que a corte determinasse a suspensão do concurso público da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). O motivo, segundo o documento, é que a AL está acima do limite prudencial, que acontece quando o gasto com pessoal fica acima do limite máximo estabelecido em lei.
Além disso, os técnicos argumentam que a ALRN não apresentou documentos que comprovem que as 47 vagas que serão preenchidas no certame são, de fato, de cargos vagos.
Vagas e salários
As vagas disponibilizadas no processo seletivo estão distribuídas em:
- Processo Legislativo (nível superior em qualquer área) - 10 vagas;
- Arquitetura (graduação em Arquitetura) - 1 vaga;
- Contabilidade (graduação em Contabilidade) - 3 vagas;
- Engenharia Civil (graduação na área) - 1 vaga;
- Engenharia Elétrica (graduação na área) - 1 vaga;
- Medicina (graduação em Medicina e especialização em Cardiologia) - 1 vaga;
- Administração (graduação na área) - 3 vagas;
- Tecnologia da Informação (graduação na área ou qualquer curso superior com pós-graduação em TI) - 4 vagas.
Os salários variam de acordo com os cargos, podendo chegar até R$ 8,3 mil. O certame terá reserva de 20% das vagas para pessoas negras, seguindo recomendação para cumprimento da Lei Estadual 11.015/2021. A validade do concurso é de um ano, podendo prorrogar uma vez e por igual período.
Fonte: G1.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Professores EP elaboram recursos contra questões do Concurso Guarda Paulista
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal


