Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concurso INSS tem cinco bancas na disputa e provas em definição

Publicado em 04 de agosto de 2022 às 22h07m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

concurso INSS 2022 está na fase de escolha da banca organizadora. Pelo prazo, a empresa vencedora deve ser anunciada na próxima sexta-feira, 5. Em sua participação no FolhaCast , o professor de Direito Previdenciário, Hugo Goes, falou sobre o processo. 

Segundo ele, seis instituições foram convidadas pela comissão organizadora do concurso. De todas elas, apenas a Fundação Carlos Chagas (FCC) não quis enviar uma proposta, ficando de fora da disputa. 

Desta forma, cinco bancas participam do processo e têm chances de organizar o próximo concurso. São elas:

  • ACCESS;
  • Cebraspe;
  • Cesgranrio;
  • FGV; e
  • IBFC.

"A banca não foi escolhida ainda", diz o professor. Segundo Hugo Goes, as instituições já buscam as universidades que podem receber as provas, no entanto, o processo segue em andamento, com a disputa entre as cinco citadas acima. 

concurso para o INSS foi autorizado pelo Ministério da Economia em junho deste ano. O aval é para preenchimento de mil vagas para técnico do seguro social. A carreira tem como requisito o nível médio completo e oferece ganhos a partir de R$5.186,79.

Cronograma previsto

Segundo o professor, pelo cronograma, a partir da escolha da banca organizadora, a comissão terá mais cinco dias para assinar o contrato e, posteriormente, mais 20 dias para publicar o edital.

Desta forma, caso a comissão siga o cronograma previsto, a banca deverá ser escolhida na próxima sexta-feira, 5, assinando o contrato até o próximo dia 10. Com isso, o edital pode ser publicado ainda este mês, no dia 30.

A partir da publicação do edital, o Instituto Nacional do Seguro Social terá 60 dias para realizar as suas provas objetivas. O prazo foi definido em portaria publicada no último dia 1º.

Para o professor, com a publicação do edital ainda em agosto, as provas precisariam ocorrer em outubro. No entanto, o calendário das Eleições 2022 pode ser um impeditivo.

Por conta disso, é possível que o cronograma não seja cumprido, ficando a publicação do edital para setembro, com provas em novembro. Ainda assim, Hugo Goes revela que a dificuldade está na agenda de provas de outras seleções.

"O mês de novembro seria ideal, porém, em dois domingos haverá o Enem (13 e 20), e, no primeiro domingo do mês (6), serão as provas do BRB, que ocorrerão em todas as capitais. Já no último domingo (27) terá o Enade. Em dezembro também há muitas provas, então a questão é encontrar uma data vazia para realizar o exame", diz o professor, que aposta na aplicação no dia 27 de novembro.

Hugo Goes lembra ainda que se a prova ocorrer em novembro, haverá tempo para a realização do curso de formação, com o início das convocações já em janeiro de 2023.

Essa previsão é possível, considerando que o Ministério da Economia prevê o provimento dos aprovados no concurso já a partir de janeiro do ano que vem.

Apesar das previsões, pela portaria autorizativa do concurso, o edital do INSS deve ser publicado até dezembro deste ano. Desta forma, caso o documento seja divulgado em seu prazo final, a data limite para a aplicação das provas é o mês de fevereiro.

Filas no INSS e cadastro reserva

Considerando o grande déficit de pessoal no Instituto Nacional do Seguro Social, é possível que a autarquia solicite ao Ministério da Economia mais vagas, ao longo da validade, como prevê o   Decreto 9.739 de 2019 , que traz as regras para os concursos públicos do Executivo Federal. 

No entanto, o professor Hugo Goes não aposta nessa possibilidade. Segundo ele, o concurso vai ajudar na redução do déficit, mas não irá resolver a situação. Diante disso, um novo pedido deve ser encaminhado ao Ministério da Economia.

"Com certeza, o INSS vai continuar procurando novas vagas e novos concursos", diz o professor.

Vale lembrar que tanto o INSS quanto a categoria buscam a alteração da escolaridade do técnico do seguro social. Nesta semana, uma das emendas à Medida Provisória 1.113/22, que previa essa mudança, foi rejeitada pela Câmara dos Deputado.

concurso INSS 2022 deve seguir os moldes da última seleção para o cargo de técnico do seguro social, realizada em 2015. Desta forma, os candidatos realizarão apenas uma prova objetiva, na primeira etapa, ficando de fora assim a possibilidade de aplicação de uma redação.

O exame chegou a ser citado pelo diretor de Gestão de Pessoas da autarquia, Jobson de Paiva, em entrevista ao professor Deodato Neto, em seu  canal no YouTube .

No entanto, segundo Deodato, o Instituto Nacional do Seguro Social deve seguir os padrões da seleção de 2015, não incluindo assim mais uma prova (redação). O mesmo foi confirmado pelo professor Hugo Goes, em suas redes sociais. 

Segundo Goes, o projeto básico do edital do concurso INSS prevê apenas provas objetivas, na primeira etapa. Neste caso, o exame deve seguir o padrão aplicado em 2015.

Com isso, a parte de Conhecimentos Gerais deve contar com perguntas de Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática.

Já a prova objetiva específica para a carreira tende a abordar a área de Seguridade Social, com destaque para a disciplina de Direito Previdenciário.

Além da prova objetiva, o concurso terá uma novidade, o curso de formação. Essa fase já havia sido confirmada por Jobson de Paiva.

Segundo o diretor de Gestão de Pessoas, essa é uma cobrança do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), que irá tornar este o primeiro concurso para técnicos a contar com um curso.

"Nosso ministro quer mais qualificação nessa entrada, então sim, esse vai ser o primeiro concurso de técnico do INSS com curso de formação", disse o diretor.

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso Guarda São Bento do Una-PE: Lei divulgada no Diário Oficial

Saiu no Diário Oficial desta quarta-feira (13), a publicação da Lei Municipal N° 2084/2022 que dispõe sobre a criação da AUTARQUIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA, TRÂNSITO E TRANSPORTES DE SÃO BENTO DO UNA - ...

Relacionada
Concurso Bombeiros de PE: provas serão aplicadas em janeiro

Em publicação nas redes sociais, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou que o novo edital do concurso Bombeiros PE (Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco) será publicado até 13 de novem...

Relacionada
Concurso PM PA: inscrições até 17 de outubro para 4.400 vagas!

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso PM PA (Polícia Militar do Pará)! De acordo com o documento, são ofertadas 4.400 vagas imediatas. Os interessados nas oportunidades da seleçã...