Concurso PM CE 2022 com mil vagas de soldado altera comissão
Por Professor Isaquel Silva
Mudanças na comissão organizadora responsável pelo próximo concurso público para soldados da Polícia Militar do Estado do Ceará. O edital deve ser lançado em breve.
De acordo com a portaria publicada em Diário Oficial, houve a troca de membros e agora o grupo conta com os seguintes servidores:
- Jamille dos Santos de Moura - presidente;
- Dione Maria Almeida Marques - membros;
- Patrícia Barbosa da Silva - membros;
- Thiago Seabra Pinto Bezerra - membros (novo integrante);
- Renato Leite de Figueiredo - membros.
Vale lembrar que a comissão organizadora do novo concurso PM CE está formada deste o final de maio e os preparativos já estão em andamento.
Ainda não se sabe, porém, em qual estágio ele se encontra. O grupo será o responsável por elaborar o projeto básico e iniciar a contratação da banca organizadora do próximo concurso PM CE de soldados.
Quando sairá o novo concurso PM CE?
Embora já tenha comissão formada, ainda não há previsão de quando o edital do novo concurso PM CE de soldados será lançado oficialmente. Os preparativos já foram iniciados.
A única certeza é que estão confirmadas mil vagas para a carreira, conforme antecipou a governador do Ceará, Izolda Cela.
"Foi homologado hoje o concurso, no qual 2.463 profissionais serão chamados de imediato para serem contratados e começarem a preparação na Academia. E a imediata preparação do novo concurso a ser lançado o mais breve possível, com mais mil vagas para profissionais da Polícia Militar", disse a governadora.
Vale lembrar que a PM CE também tem um novo concurso previsto para oficiais. Neste, a banca organizadora já foi definida e contratada. O Idecan será o responsável.
Último concurso PM CE ocorreu em 2021
O último concurso PM CE teve edital publicado em 2021 e teve a Fundação Getulio Vargas (FGV) como banca organizadora.
A carreira de soldado exige o nível médio de escolaridade aceita ambos os sexos. Além disso, também é preciso ter de 18 a 29 anos. Haverá a reserva de 20% das vagas para a população negra, o que representa 400 oportunidades do total, das quais são 340 para homens e 60 para mulheres.
Os candidatos foram avaliados por várias etapas de seleção, sendo elas:
1ª fase -> Prova Objetiva (Exame Intelectual), conhecimentos básicos e específicos, de caráter classificatório e eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
2ª fase -> Exame de Saúde, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
3ª fase -> Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
4ª fase -> Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
5ª fase -> Investigação Social, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.
Na prova objetiva, foram cobradas 80 questões, divididas em dois módulos:
Primeiro módulo - Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa
- Interpretação de Texto
- Raciocínio Lógico
- Atualidades e
- História do Ceará.
Segundo módulo - Conhecimentos Específicos
- Noções de Direito Constitucional;
- Direitos Humanos;
- Noções de Direito Penal Militar;
- Processo Penal Militar;
- Noções de Direito Penal;
- Noções de Criminologia e
- Segurança Pública.
Fonte: Folha Dirigida.
Notícias relacionadas
Excelente notícia para os concurseiros que aguardam a realização de um novo concurso Caixa: o certame já está com banca definida e deve acontecer ainda em 2024! A Fundação Cesgranrio será a banca o...
Mais uma decisão favorável para a vedação de limitação de vagas para mulheres, desta vez, para os concursos PM e CBM PB (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba). Conforme decisão do minist...
A Prefeitura de Macaíba, localizada no estado do Rio Grande do Norte, abre oportunidades para indivíduos interessados em integrar o quadro de funcionários públicos municipais, por meio de um novo conc...