Concurso Guarda de Teresina PI: prefeito prevê edital com 140 vagas

Por Professor Isaquel Silva

Um novo concurso Guarda de Teresina PI está no radar da Administração Municipal. Nesta quinta-feira, 25, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, confirmou a previsão de um edital, em 2023, com cerca de 140 vagas para a instituição.
"Para este ano não dará, mas para o ano que vem dará, sim, pois eles merecem o aumento no efetivo pela eficiência com que estão tratando o povo de Teresina e consequentemente a sensibilidade do prefeito que vai aumentar a tropa", confirmou Dr. Pessoa.
Durante a inauguração da nova sede da Guarda Municipal, no Centro de Teresina, nesta quinta, 25, o comandante da GM, André Viana, explicou que o concurso ainda está em estudo, mas uma solicitação já foi enviada à Prefeitura.
"Estamos aguardando a autorização do prefeito, acredito que será possível no ano que vem, estaremos divulgando o edital com novo concurso, pois temos necessidade. Hoje, temos 360 guardas, temos na lei 500 vagas criadas e queremos preencher essas vagas em aberto", destacou.
O cargo de guarda municipal exige o nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A/B. Em 2018, quando o último edital foi publicado, a remuneração inicial era de R$1.133.
Veja como foi o último concurso Guarda de Teresina PI
Publicado em 2018, o último edital para o concurso Guarda de Teresina PI contou com 75 vagas imediatas, além da formação de um cadastro de reserva.
Inicialmente, além das 75 oportunidades, o município informou que os 400 candidatos mais bem classificados ficariam no cadastro reserva, com possibilidade de convocação.
No entanto, até a etapa de investigação social, somente 322 concorrentes foram aprovados. Ao todo, a seleção atraiu 5.563 candidatos para a primeira prova.
A maior disputa ficou entre as mulheres. Com 14 oportunidades, a seleção registrou 1.396 inscrições, gerando uma concorrência de 99 candidatas por vaga.
Já para o sexo masculino, foram registradas 4.092 inscrições para 57 vagas. Desta forma, a disputa chegou a 71 candidatos por oportunidade.
Com a organização do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), os concorrentes foram avaliados em seis etapas, sendo elas:
- prova objetiva e dissertativa;
- avaliações médica e odontológica;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- exame psicológico;
- investigação social; e
- curso de formação.
Na primeira etapa, a prova objetiva, os candidatos responderam a questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito (Constitucional, Penal, Administrativo, Ambiental e Humanos), Legislação de Trânsito e Legislação do Município de Teresina.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Ministro amplia PEC da Segurança para incluir Guardas Municipais
10 de Janeiro de 2024Idecan é a banca organizadora do concurso SEE PB!
10 de Janeiro de 2024Concurso PM CE para mil vagas: processo oficialmente iniciado!