Concurso Guarda de Teresina PI: prefeito prevê edital com 140 vagas

Por Professor Isaquel Silva
Um novo concurso Guarda de Teresina PI está no radar da Administração Municipal. Nesta quinta-feira, 25, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, confirmou a previsão de um edital, em 2023, com cerca de 140 vagas para a instituição.
"Para este ano não dará, mas para o ano que vem dará, sim, pois eles merecem o aumento no efetivo pela eficiência com que estão tratando o povo de Teresina e consequentemente a sensibilidade do prefeito que vai aumentar a tropa", confirmou Dr. Pessoa.
Durante a inauguração da nova sede da Guarda Municipal, no Centro de Teresina, nesta quinta, 25, o comandante da GM, André Viana, explicou que o concurso ainda está em estudo, mas uma solicitação já foi enviada à Prefeitura.
"Estamos aguardando a autorização do prefeito, acredito que será possível no ano que vem, estaremos divulgando o edital com novo concurso, pois temos necessidade. Hoje, temos 360 guardas, temos na lei 500 vagas criadas e queremos preencher essas vagas em aberto", destacou.
O cargo de guarda municipal exige o nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A/B. Em 2018, quando o último edital foi publicado, a remuneração inicial era de R$1.133.
Veja como foi o último concurso Guarda de Teresina PI
Publicado em 2018, o último edital para o concurso Guarda de Teresina PI contou com 75 vagas imediatas, além da formação de um cadastro de reserva.
Inicialmente, além das 75 oportunidades, o município informou que os 400 candidatos mais bem classificados ficariam no cadastro reserva, com possibilidade de convocação.
No entanto, até a etapa de investigação social, somente 322 concorrentes foram aprovados. Ao todo, a seleção atraiu 5.563 candidatos para a primeira prova.
A maior disputa ficou entre as mulheres. Com 14 oportunidades, a seleção registrou 1.396 inscrições, gerando uma concorrência de 99 candidatas por vaga.
Já para o sexo masculino, foram registradas 4.092 inscrições para 57 vagas. Desta forma, a disputa chegou a 71 candidatos por oportunidade.
Com a organização do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), os concorrentes foram avaliados em seis etapas, sendo elas:
- prova objetiva e dissertativa;
- avaliações médica e odontológica;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- exame psicológico;
- investigação social; e
- curso de formação.
Na primeira etapa, a prova objetiva, os candidatos responderam a questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito (Constitucional, Penal, Administrativo, Ambiental e Humanos), Legislação de Trânsito e Legislação do Município de Teresina.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Professores EP elaboram recursos contra questões do Concurso Guarda Paulista
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal


