Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Candidatos relatam atraso e desorganização do CEBRASPE

Publicado em 27 de November de 2022 às 23h24m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Candidatos que prestaram o concurso do INSS neste domingo (27) na Universidade de Guarulhos (UnG), na Grande São Paulo, afirmaram que a prova foi cancelada após desorganização e três horas e meia de atraso. Em nota, o INSS afirmou que os candidatos desta localidade serão novamente convocados pelo Cebraspe, via edital, para realizarem suas provas em breve.

A Polícia Militar chegou a ser acionada por volta das 16h45 porque as pessoas estariam trancadas sem poder deixar o local. A corporação informou pelo telefone que a ocorrência foi encerrada às 17h15, pois os candidatos já haviam sido liberadas.

Nas redes socias, vários candidatos publicaram relatos e vídeos de salas lotadas e aglomeração.

"Nunca vi uma prova tão mal gerida quanto INSS - CEBRASPE/2022... Fiscais sem preparação vinda deles, provas que não chegam, salas e blocos bagunçados e trocados, nomes fora da lista de sala mas constando na de porta, falta de informações quanto ao atrasado de 1h30... Desordem total", escreveu um deles no Twitter.

Ao g1, a candidata Marília Andrade afirmou que os candidatos estavam divididos para entrar em horários distintos, mas em alguns desses horários os portões ainda estavam fechados.

De acordo com ela, quando a entrada foi liberada houve confusão por conta da divergência nas informações que estavam nos papéis fixados nas portas das salas. Algumas pessoas que estavam confirmadas não tinham salas disponíveis para a realização do exame.

"Concurso mais atípico que eu já prestei na minha vida. Tudo errado", disse.

A prova foi cancelada após três horas e meia, mas, segundo ela, não houve nenhuma orientação sobre o que acontecerá depois e se o exame será remarcado.

g1 entrou em contato com o Cebraspe, responsável pela realização do concurso, que afirmou se tratar de "um episódio isolado".

"O Cebraspe comunica que o concurso público do INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social ocorreu com sucesso, neste domingo (27/11), em 1592 locais de aplicação de provas, distribuídos em 116 cidades, em todas as unidades da federação. Contudo, para os candidatos que concorrem às vagas da Gerência Executiva (GEX) Guarulhos, a aplicação das provas foi inviabilizada por intercorrências no local, o que já foi informado ao INSS.

Comunica, ainda, que esse foi um episódio isolado que não comprometeu a lisura do certame, e que a aplicação das provas somente para os candidatos que optaram por concorrer às vagas da Gerência Executiva de Guarulhos foi suspensa e que a nova data de aplicação para esses candidatos será divulgada por meio de edital específico em breve.

Comunica, por fim, que a concorrência do certame é segmentada por Gerência Executiva, de modo que o ocorrido não compromete a continuidade do concurso para os candidatos que concorrem às demais Gerências Executivas, estando mantidas as provas aplicadas para esses candidatos."

O INSS também afirmou, por meio de comunicado, que "concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social, aplicado pela Cebraspe, ocorreu com sucesso neste domingo (27/11), em 1.592 locais de aplicação de provas, distribuídos em 116 cidades, em todas as unidades da federação. O INSS lamenta, contudo, o ocorrido no polo Guarulhos/SP, onde a aplicação da prova não ocorreu conforme o previsto. O Instituto esclarece que os candidatos desta localidade serão novamente convocados pelo Cebraspe, via Edital, para realizarem suas provas em breve. Para os demais candidatos que já realizaram a prova neste domingo (27), ficam mantidas as demais etapas do concurso."

Fonte: G1. 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Cinco candidatos são presos por usarem ponto eletrônico no concurso UFRPE

A Polícia Federal (PF) prendeu cinco pessoas em flagrante por uso de ponto eletrônico durante a realização do concurso público da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizado no domingo...

Relacionada
Concurso PM Tocantins: edital ainda em dezembro, diz comandante

Novidades sobre o concurso PM TO (Polícia Militar de Tocantins). De acordo com o comandante-geral da corporação, coronel Márcio Barbosa, o edital foi encaminhado à CGE TO para análise e está "no úl...

Relacionada
Concurso Arcoverde-PE: inscrições prorrogadas até 3 de maio

Os Editais dos concursos da Guarda Municipal de Arcoverde e da Secretaria de Educação de Arcoverde tiveram suas datas de inscrição e de pagamento prorrogadas. Os candidatos de ambos os certames pod...