Concurso PC AL: provas para delegado são adiadas e novo edital sairá
Por Professor Isaquel Silva
Marcadas para agosto, e, posteriormente, adiadas para este mês de dezembro (dia 11), as provas do concurso PC AL, para o cargo de delegado, serão remarcadas.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 2, pela secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag AL), Renata Santos, durante coletiva de imprensa.
Segundo ela, a oferta de vagas também será alterada, passando de 80 para 100 (50 imediatas e 50 no cadastro reserva).
De acordo com a secretária, um novo edital será publicado na semana que vem, contendo o cronograma com a reabertura das inscrições e nova data das provas.
"Após muita discussão da equipe de transição, foi verificado que a quantidade de vagas ofertadas no certame traria um risco para a Polícia Civil pela quantidade de delegados que estão para se aposentar pela continuidade do trabalho. Depois de muita conversa, levamos para o governador a possibilidade de aumentar a quantidade de vagas", explicou Renata Santos.
Ainda segundo a titular, a decisão por reabrir as inscrições, para dar mais chance para quem não conseguiu se inscrever, e remarcar as provas agrada e desagrada.
"É uma notícia de última hora. Alguns concurseiros vão ficar chateados, alguns com voos e hotéis reservados, mas foi feita essa análise. Vão ter mais tempo de estudar e mais chances", avaliou a secretária.
Até o momento, o Cebraspe, organizador, ainda não se manifestou. Vale lembrar que, pelo último cronograma, o edital de convocação para as provas seria divulgado no dia 1º de dezembro, o que não ocorreu.
Concurso PC AL para delegado foi aberto em maio
Previsto para ser reaberto, o concurso PC AL, para o cargo de delegado, teve o seu edital publicado em maio deste ano.
Inicialmente, foram oferecidas 80 vagas, exigindo dos candidatos o nível superior em Direito. Os aprovados terão ganhos iniciais de R$20.665,50, para uma jornada de 40 horas.
À espera de um novo cronograma, os candidatos do concurso PC AL serão avaliados em diversas etapas, sendo elas: provas objetivas e discursivas, Teste de Aptidão Física (TAF), exames laboratoriais e médicos, avaliações psicológica e de títulos, investigação social e curso de formação policial.
A prova objetiva será composta por 120 questões, sendo elas de:
Conhecimentos Gerais (30 perguntas)
Língua Portuguesa; e
Informática.
Conhecimentos Específicos (90)
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Civil;
Legislação Complementar;
Medicina Legal;
Já a prova discursiva terá três questões, que poderão abordar disciplinas de Direito Penal, Processual Penal e Constitucional.
Para ser aprovado na objetiva e ter seu exame discursivo corrigido, o candidato deverá obter nota igual ou superior a seis em Conhecimentos Gerais, 27 na parte Específica e 36 no total, além de se classificar entre os 190 primeiros, na ampla concorrência.
Após a conclusão dessas etapas, os candidatos serão convocados para os outros exames, em datas e horários a serem publicados pelo Cebraspe.
Com o término do concurso, a seleção será homologada e ficará válida por dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois. Nesse período, serão realizadas as convocações.
Fonte: Folha Dirigida.
Notícias relacionadas
Com 15 vagas, o concurso para guarda municipal de Belo Jardim, no Agreste pernambubano, encerra suas inscrições nesta quarta-feira (14). A banca organizadora é o Instituto Igeduc. Uma das vagas é ...
A prova do concurso Correios, prevista para 15 de dezembro, irá avaliar os candidatos por meio de 50 questões, distribuídas entre diferentes disciplinas. Deste total, 5 itens abordarão o Código de Con...
Ao menos 985 vagas estão sendo oferecidas em concursos públicos e seleções simplificadas em Pernambuco. Há oportunidades em órgãos municipais e estaduais em várias cidades do estado, distribuídas em c...