Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concursos Segurança PE: editais são pedidos com urgência; 4 mil vagas

Publicado em 13 de dezembro de 2022 às 10h45m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

A deputada estadual de Pernambuco, Gleide Ângelo, enviou a indicação 11.523/2022 cobrando a urgência na publicação dos editais dos concursos Segurança PE. O requerimento foi encaminhado ao governo do Estado e à Secretaria de Defesa Social (SDS), responsável por organizar as seleções. 

A parlamentar solicita que os editais sejam divulgados ainda este ano, como prometido pelo governo estadual. 

Em setembro, o governador Paulo Câmara anunciou a abertura do concurso com 4.741 vagas para as forças de Segurança do Estado. 

Por sua vez, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, garantiu que novos concursos para as Polícias Militar, Civil, Científica e para o Corpo de Bombeiros terão editais ainda em 2022. 

Diante disso, a deputada pede que os prazos sejam cumpridos e que o governo informe um cronograma para publicação dos editais. 

"Faço apelo às autoridades no sentido de que seja publicado, com a máxima urgência e antes do encerramento do presente ano, o edital do concurso público para preenchimento das 4.741 vagas para a Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, a serem distribuídas entre a Polícia Militar de Pernambuco, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, a Polícia Civil de Pernambuco e a Polícia Científica de Pernambuco", consta na justificativa da deputada.

De acordo com informações obtidas por Gleide Ângelo, a banca organizadora dos concursos para Segurança Pública do Estado já foi definida. O nome da instituição escolhida, no entanto, ainda não foi revelado. 

Concurso Segurança PE: confira a distribuição das vagas

A seguir, veja distribuição das vagas do concurso por corporação e cargos: 

Polícia Militar:

  • 2.400 vagas para soldados (praças);
  • 180 vagas para oficiais.

Corpo de Bombeiros:

  • 400 vagas para soldados (praças).

Polícia Civil:

  • 1.200 vagas para agentes;
  • 300 vagas para escrivães;
  • 50 vagas para peritos papiloscopistas;
  • 47 vagas para delegados.

Polícia Científica:

  • 50 vagas para peritos criminais;
  • 50 vagas para médicos legistas;
  • 60 vagas para agentes de Medicina Legal;
  • 4 vagas para agentes de perícia criminal.  

As chances serão para profissionais com os níveis médio e superior. Os salários atualizados ainda não foram informados. 

"Com isso (os novos servidores), teremos, em 2023, mais musculatura para aprofundar a redução dos índices de criminalidade e proporcionar mais tranquilidade e paz social para a população do Estado, do Litoral ao Sertão”, disse o governador Paulo Câmara.

Último concurso PM e Bombeiros PE foi em 2018

Em 2018, foi publicado o último edital do último concurso PM e Bombeiros PE. No total, foram disponibilizadas 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). 

Para se inscrever a oficial da PM PE foi preciso ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. 

Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos tiveram que preencher requisitos específicos, sendo:

  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;

  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores;

  • Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os exames objetivos para soldados da PM PE foram compostos por 60 questões sobre Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para oficial da PM PE, a prova teve 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação. 

Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi a seguinte: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa. 

Os participantes também foram avaliados por outras etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso SEMUL Recife PE: IAUPE é a banca!

O concurso Recife PE para a Secretaria Municipal da Mulher (Semul) avançou e teve sua banca organizadora definida. Além disso, o contrato com a instituição já foi assinado e, com isso, o edital da ...

Relacionada
Guarda Belo Jardim-PE: provas aplicadas neste domingo (24)

Neste domingo (24), a banca organizadora Instituto ACCESS vai aplicar as provas do Concurso da Guarda Municipal de Belo Jardim, agreste pernambucano.  Ao todo, 1.715 estão inscritos no certame. ...

Relacionada
Concurso para policial penal do Ceará tem período de inscrição até segunda

As inscrições para o concurso Polícia Penal CE terminam nesta segunda-feira (24). O certame oferece 600 vagas imediatas e 200 em cadastro de reserva, para a carreira de Policial Penal. Os interessa...