Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concurso PM PI: secretário quer mais convocações ou novo edital

Publicado em 02 de janeiro de 2023 às 13h17m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Um novo concurso PM PI poderá ser aberto durante a gestão do próximo secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas. Segundo ele, há um compromisso do novo governo em nomear 4 mil policiais militares.

Veja como foi o último concurso PM PI

Os candidatos aprovados nas vagas imediatas do concurso PM PI, para soldados e oficiais, já foram convocados. Esses concorrentes realizaram todas as etapas, sendo elas:

  • provas;
  • exame de saúde (médico e odontológico);
  • exame de aptidão física;
  • avaliação psicológica; e
  • investigação social.

O concurso da Polícia Militar do Piauí ofereceu 1.040 vagas, sendo mil para o curso de formação de soldados e 40 para oficiais. Os ganhos serão de 3.470,66 e R$6.170,09, respectivamente.

No caso do posto de soldado, era preciso ter o nível médio completo, enquanto a exigência para o oficialato da Polícia Militar do Piauí foi o bacharelado em Direito.

A corporação exigiu ainda altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres), além da carteira de habilitação na categoria "AB".

Conforme Lei publicada em dezembro, a idade para participar do concurso de soldado é de 18 a 35 anos, e, para oficial, entre 21 e 35 anos.

"Ao longo dos outros anos, vamos chamar mais de 2.500 policiais, só temos que avaliar se é no cadastro de reserva ou em um novo concurso para 2.500 policiais. A ideia que vamos implementar é 4 mil novos policiais, ou seja, quase dobrando o efetivo da PM do Piauí", explicou Chico Lucas, em entrevista durante a posse do governador Rafael Fonteles, no último dia 1º.

No último dia 26 de dezembro, foi publicada a relação dos candidatos habilitados para a segunda etapa do último concurso PM PI, que contou com vagas para o cargo de soldado.

Os candidatos convocados fazem parte do cadastro de reserva, que foi recém-criado pelo governo do Piauí. Vale lembrar que o edital do concurso tinha uma cláusula de barreira que impedia a convocação além das vagas imediatas, o que foi derrubado com a sanção da nova lei.

Com a convocação, os excedentes realizarão o exame de saúde (médico e odontológico). Segundo o  edital , os candidatos devem comparecer ao Hospital da Polícia Militar (HPM), entre os dias 11 e 18 de janeiro.

Conforme as regras, os aprovados no exame ainda realizarão o Teste de Aptidão Física (TAF), a avaliação psicológica e a investigação social. Somente após a conclusão de todas as etapas, eles serão convocados para o Curso de Formação de Soldados (CFS).

 

Fonte: Folha Dirigida. 

 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso Polícia Científica PE: governo confirma edital este ano

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, confirmou que a Polícia Científica do Estado (Politec PE) abrirá concurso ainda este ano. A afirmação ocorreu na segunda-feira, 1º, durante reunião semanal de...

Relacionada
Concurso Guarda Municipal de Pombos-PE: inscrições até 1 de outubro

Seguem abertas até 1 de outubro, as inscrições para o Concurso GCM Pombos PE. A Prefeitura Municipal oferece 04 vagas imediatas + 2 de cadastro reserva. Cargos ofertados são de nível médio e integr...

Relacionada
Concurso Câmara de Olinda-PE: edital será publicado nesta quarta (10)

Nesta quarta-feira (10), a banca IGEDUC vai publicar o edital do Concurso da Câmara Municipal de Olinda, região metropolitana do Recife. Todas as informações pertinentes ao processo seletivo, inclu...