CONCURSO DA EDUCAÇÃO EM PE: o que diz a nova secretária sobre a convocação

Por Professor Isaquel Silva

Na educação de Pernambuco, uma das ações mais aguardadas neste início de gestão da governadora Raquel Lyra é a convocação dos 2.907 professores aprovados no concurso público realizado semestre passado. O certame teve 45 mil candidatos. A homologação do resultado, com a lista final dos classificados, foi publicada no Diário Oficial do Estado de 12 de dezembro.
Questionada se vai pleitear logo a convocação dos aprovados junto à governadora ainda neste mês de janeiro, a secretária estadual de Educação, Ivaneide Dantas, não deu certeza de quando fará isso.
Ela tomou posse do cargo na manhã desta segunda-feira (02), juntamente com outros 26 secretários, no Palácio do Campo das Princesas, sede do Poder Executivo estadual que fica no Centro do Recife.
"Estamos fazendo levantamento da real necessidade, o dimensionamento do pessoal, estamos centrado nisso. Teremos em poucos dias essa realidade para daí decidir como será a convocação dos concursados", afirmou Ivaneide Dantas logo depois da posse.
O ano letivo de 2023 começa no dia 1º de fevereiro para os docentes, com o planejamento das atividades pedagógicas. Mas para os estudantes as aulas terão início em 2 de fevereiro.
A rede estadual de ensino tem 1.059 escolas, 534 mil estudantes e 43 mil profissionais, dos quais 36 mil são professores, entre efetivos e temporários.
Durante debate sobre o balanço da educação na gestão do PSB na última semana de dezembro, realizado pela Rádio Jornal, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, cobrou a convocação dos concursados.
Há um movimento também de candidatos para que o atual governo chame os aprovados no cadastro reserva. O número de professores lecionando com contratos temporários na rede estadual é alto: são 19 mil efetivos e 17 mil temporários.
Outra demanda da educação é a convocação dos professores aprovados no concurso público para docentes da Universidade de Pernambuco (UPE). O resultado do certame foi homologado semana passada.
Foram abertas 202 vagas para professor universitário. Segundo a UPE, não houve aprovados em 17 vagas. A recomposição do quadro docente da universidade é uma ação urgente. Atualmente há 1.078 professores e 4.565 servidores na universidade.
Fonte: JC Educação.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Idecan é a banca organizadora do concurso SEE PB!
10 de Janeiro de 2024Concurso PM CE para mil vagas: processo oficialmente iniciado!
10 de Janeiro de 2024Concurso PF: governo reforça previsão de editais com 1.192 vagas