Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Vamos debater um concurso Polícia Penal CE, diz governador

Publicado em 05 de January de 2023 às 23h54m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

O novo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) tomou posse no início da semana e tem prometido reforçar a Segurança Pública. Ele, inclusive, falou sobre avaliar a realização de um concurso Polícia Penal CE.

Segundo o Jornal O Povo, o primeiro dia de compromissos do novo chefe do executivo contou com a presença em uma solenidade realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE). Na ocasião, Elmano falou sobre novos concursos e destacou sobre a Polícia Penal.

"Eu quero primeiro chamar os concursados da Polícia Civil e preparar um concurso para aumentar ainda mais o efetivo da Polícia Civil. E eu sei que no momento em que eu aumento o efetivo da Polícia Civil, eu preciso da retaguarda da Perícia Forense. Então, nós vamos fazer esse encaminhamento, assim como nós vamos debater um concurso da Polícia Penal, para que policiais militares que hoje estão no sistema prisional retornem à Polícia Militar para fazer o serviço de segurança da rua para o cidadão e a cidadã", disse.

Este novo concurso para a Polícia Penal ainda não tem previsão de quando o edital sairá, mas começou a ganhar força ao longo de 2022, após as falas do secretário Mauro Albuquerque.

Em resposta à Folha Dirigida, o chefe da pasta disse que o próximo concurso Polícia Penal CE está "sendo analisado" e, portanto, deve avançar com os preparativos em breve

Concurso Polícia Penal CE pode ofertar 800 vagas

O próximo concurso da Policia Penal CE poderá contar com uma oferta de 800 vagas. A previsão é preencher 250 de forma imediata e as demais em uma formação do cadastro de reserva, que pode ser usado durante a validade do concurso. As informações foram divulgadas pelo Diário do Nordeste.

A expectativa é que o edital seja divulgado em 2023, mas ainda sem data exata.

Segundo o secretário Mauro Albuquerque, o novo concurso já está autorizado pela na época governadora, Izolda Cela.

Sobre o último concurso Polícia Penal CE

O último concurso para a carreira de agente penitenciário do Ceará foi realizado há três anos e teve oferta de 1.000 vagas. O edital foi publicado pelo Instituto AOCP, banca organizadora.

Desse total, foram 850 vagas para homens e 150 para mulheres, com a exigência de nível médio. A remuneração oferecida naquela época foi de R$3.747,29.

 

A seleção registrou 76.906 inscritos, sendo realizado com várias etapas, totalizando seis incluindo o curso de formação:

 

  • Prova objetiva;
  • Inspeção de Saúde: exames médico, odontológico e toxicológico;
  • Avaliação de Capacidade Física;
  • Avaliação Psicológica;
  • Investigação Social e Funcional;
  • Curso de Formação Profissional.

A prova objetiva contou com 60 questões de múltipla escolha, devendo o candidato obter o mínimo de 50% de aproveitamento para ser habilitado à fase seguinte. As disciplinas cobradas foram:

-> Língua Portuguesa – 12 questões
-> Noções de Informática – 6 questões
-> Noções de Direito – 10 questões
-> Direitos Humanos e Cidadania – 10 questões
-> Legislação Especial – 10 questões
-> Conhecimentos Específicos – 12 questões

Fonte: Folha Dirigida. 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso PM SP tem provas adiadas para julho

Agendadas para o próximo mês, as provas do concurso PM SP para o cargo de soldado foram adiadas. Uma nova data já foi definida e os candidatos do Rio Grande do Sul serão realocados. O comunicado in...

Relacionada
Resultado preliminar de concurso de Jaboatão foi divulgado nesta sexta (4)

O resultado preliminar do concurso público realizado pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes foi divulgado nesta sexta-feira (4). A publicação será feita no Diário Oficial do município e no site da...

Relacionada
Concurso Polícia Penal PB: 1.000 vagas! Comissão formada

Está formada a comissão organizadora responsável pelos trâmites do próximo concurso Polícia Penal PB (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba). Segundo informações do governa...