Governador confirma concurso Bombeiros PI em 2023 e adia o da PC

Por Professor Isaquel Silva
Novidades importantes para quem busca uma oportunidade na Segurança Pública do Estado do Piauí. O governador Rafael Fonteles confirmou a realização do concurso Bombeiros PI em 2023, falou sobre nomeações e da seleção da Polícia Civil.
Em entrevista na manhã desta terça, 24, o chefe do executivo garantiu que a prioridade para este ano será a nomeação dos 1.500 policiais do concurso da PM, que estarão em formação.
Além disso, mencionou que os esforços também estarão na programação do PPA, visando planejar o que poderá ser realizado nos próximos três anos de mandato, além de oportunidades para a Segurança Pública e outras áreas.
Novo concurso Bombeiros PI é confirmado
Um dos grandes destaques no discurso do governador foi a confirmação do concurso Bombeiros PI para o ano de 2023. Segundo ele, a seleção está no planejamento e destacou que há déficit.
“(...) temos uma carência muito grande”, disse o governador sobre o Corpo de Bombeiros.
Vale destacar que este concurso já está em trâmites bem avançados, inclusive de contratação de banca. A ratificação da dispensa, autorizando a contratação da instituição, já foi publicada oficialmente.
A Fundação Universidade Estadual (Fuespi), responsável pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), é quem ficará à frente da próxima seleção de soldados do estado.
Governador adia concurso PC PI
Se por um lado o edital do Corpo de Bombeiros foi confirmado, o concurso PC PI não ocorrerá mais em 2023, segundo o próprio governador Rafael Fonteles.
O chefe do executivo garantiu que, com exceção dos Bombeiros, novos concursos não serão realizados no estado enquanto o PPA não for elaborado e estiverem definidas as metas englobando todas as áreas.
Em dezembro, o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Lucy Keiko, informou que a minuta de edital do novo concurso PC PI encontra-se pronta. A fala foi dada durante a formatura do Curso de Operações Policiais (COP). Entretanto, não é uma garantia de publicação.
"Temos a minuta de um edital pronta, mas falta debatermos com o Governo do Estado e saber se é viável lançar agora", destacou o delegado-geral.
Segundo o delegado-geral, o concurso deve contemplar todos os cargos. "O principal objetivo é também formar mais agentes e escrivães. A Polícia Civil deve ter um acréscimo de servidores no próximo ano", disse.
Pelas redes sociais, em outubro, o governador eleito, Rafael Fonteles, falou sobre a criação de novas delegacias especializadas e, para aumentar o efetivo, prometeu contratar novos policiais, com a realização de concursos Segurança PI anualmente, tendo o reforço de, pelo menos, mil agentes por ano.
"Vamos contratar 4 mil novos policiais e a ampliar o sistema de inteligência e de tecnologia da Segurança Pública", disse em suas redes sociais.
Fonte: Folha Dirigida.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Professores EP elaboram recursos contra questões do Concurso Guarda Paulista
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal


