Concurso PM AL: governador anuncia CFP e gera transtornos
Por Professor Isaquel Silva
Foi anunciado o cronograma com as datas para realização do curso de formação do aprovados no último concurso PM AL (Polícia Militar de Alagoas).
Por meio de suas redes sociais, na noite desta segunda-feira (30/1), o governador Paulo Dantas (MDB) informou que o CFP será feito em duas turmas. Para soldado, serão 500 convocados em cada e para carreira de oficial, 30 alunos em cada. As datas são as seguintes:
Soldado
Primeira turma- abril de 2023
Segunda turma – dezembro de 2023
Cadete
Primeira turma- fevereiro de 2023
Segunda turma – dezembro de 2023
Em nota oficial, a @pmal.oficial afirmou que:
"Essa decisão foi necessária em virtude de uma melhor adequação na formação e distribuição da tropa durante o curso, bem como o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O governo reafirma seu compromisso com um serviço público de qualidade e com a transparência em suas decisões."
A notícia, entretanto, gerou muitos transtornos aos candidatos que, em comentários na postagem, alegam que o governo estadual havia sinalizado que o curso de formação seria feito em turma única.
Em relação a isso, na página dos @aprovadospmal21 se pronunciou da seguinte forma:
"Diante das garantias dadas pelo governador, todos os aprovados se mobilizaram de modo a iniciarem os respectivos cursos, alugando residências, comprando materiais, abrindo mão de seus trabalhos e famílias para conseguir um sonho, tudo com base nas falas e "certezas" do mesmo.
Fica o questionamento: como foi possível afirmar tantas vezes que seria possível a nomeação ainda em janeiro, criar expectativas em tantos aprovados e familiares, e ainda assim adiar o início do curso de uma forma totalmente incoerente com as promessas?
Somos 1060 aprovados, passamos por árduos caminhos até aqui, e não desistiremos! Estudamos, nos dedicamos, e só queremos o que é nosso por direito!"
A nossa equipe acompanhará os desdobramentos desta decisão e manifesta total solidariedade aos concurseiros e concurseiras habilitados para o Curso de Formação da Polícia Militar de Alagoas.
Edital concurso PM AL
O concurso PM AL foi publicado no ano de 2021, para provimento de 1.060 vagas destinadas para as carreiras de Oficial e Soldado, sendo:
Soldado – 1.000 vagas
Oficial – 60 vagas
As funções exigiram nível médio de formação dos candidatos, que foram avaliados por meio de algumas fases:
a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório
b) prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório
c) teste de aptidão física, de caráter eliminatório
d) avaliação médica das condições de saúde física e mental, de caráter eliminatório
e) avaliação psicológica, de caráter eliminatório
f) comprovação documental e investigação social, de caráter eliminatório
g) exame toxicológico, de caráter eliminatório
As remunerações ofertadas podem chegar a até R$ 8 mil, após o Curso de Formação e os requisitos foram:
ter idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula no Curso de
Formação e máxima de 30 anos completos até a data limite para inscrição no
concurso público;
ter altura mínima de 1,65m se do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino;
O certame foi conduzido pelo Cebraspe e chegou a ser suspenso por denúncias feitas sobre possíveis fraudes na seleção. Confira detalhes aqui!
Resumo concurso PM AL
Situação: anúncio de CFP
Banca: Cebraspe
Cargos: Soldado e Oficial
Vagas: 1.060 vagas
Escolaridade: médio
Salários: até R$ 8 mil (após formado)
Notícias relacionadas
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) divulgou a abertura de um novo concurso público visando o preenchimento de 50 vagas em seu quadro permanente de pessoal. As oportunidades abrangem di...
Neste domingo, 28 de janeiro, foram aplicadas as provas do concurso PM PE (Polícia Militar de Pernambuco), ao cargo de Soldado. As avaliações tiveram a duração de 5 horas, com início às 7h45. Com o...
O Diário Oficial 23) trouxe o resultado final com os candidatos aprovados do concurso para soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. Da Polícia Militar, 1.289 pessoas ...