Concurso PM PI: governador confirma convocações e novos editais

Por Professor Isaquel Silva
Um novo concurso PM PI a cada ano, é o que promete o governador do Piauí, Rafael Fonteles. Em sua mensagem anual na abertura da primeira sessão legislativa da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi), o chefe do Excutivo prometeu contratar 4 mil novos policiais.
Para isso, 1.600 aprovados no último concurso da Polícia Militar do Estado serão convocados este ano.
Vale lembrar que a seleção ofereceu mil vagas e teve seu cadastro de reserva autorizado, permitindo que cerca de 600 candidatos sejam chamados.
Além das convocações, o governador afirmou que mais 800 policiais serão contratados a cada ano do seu governo. Desta forma, pelos próximos três anos (2024, 2025 e 2026), um novo edital deverá ser publicado, somando 2.400 vagas no final da gestão.
A meta do governador já havia sido anunciada pelo secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas.
"A ideia que vamos implementar é 4 mil novos policiais, ou seja, quase dobrando o efetivo da PM do Piauí", explicou Chico Lucas, em entrevista durante a posse do governador Rafael Fonteles, no dia 1º de janeiro.
Veja como foi o último concurso PM PI
Os candidatos aprovados nas vagas imediatas do concurso PM PI, para soldados e oficiais, já foram convocados. Esses concorrentes realizaram todas as etapas, sendo elas:
provas;
exame de saúde (médico e odontológico);
exame de aptidão física;
avaliação psicológica; e
investigação social.
O concurso da Polícia Militar do Piauí ofereceu 1.040 vagas, sendo mil para o curso de formação de soldados e 40 para oficiais. Os ganhos serão de 3.470,66 e R$6.170,09, respectivamente.
No caso do posto de soldado, era preciso ter o nível médio completo, enquanto a exigência para o oficialato da Polícia Militar do Piauí foi o bacharelado em Direito.
A corporação exigiu ainda altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres), além da carteira de habilitação na categoria "AB".
Conforme Lei publicada em dezembro, a idade para participar do concurso de soldado é de 18 a 35 anos, e, para oficial, entre 21 e 35 anos.
Com a criação do cadastro de reserva, realizam as demais etapas agora os candidatos que conquistaram a aprovação na primeira etapa. Ao fim da seleção, cerca de 600 aprovados devem tomar posse, assim como os habilitados nas vagas imediatas (mil).
Fonte: Folha Dirigida.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Professores EP elaboram recursos contra questões do Concurso Guarda Paulista
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal


