Raquel Lyra confirma novos CONCURSOS PARA SEGURANÇA PÚBLICA
Por Professor Isaquel Silva
Nesta terça-feira, 7 de março, durante o encontro com prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR), a governadora Raquel Lyra(PSDB) confirmou a realização de novos concursos para a segurança pública. A gestora citou a necessidade do recompletamento do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar.
O anúncio foi oficializado pela gestora após os incidentes com tubarões nas praias urbanas da região.
Nesta terça-feira, 7 de março, durante o encontro com prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR), a governadora Raquel Lyra(PSDB) confirmou a realização de novos concursos para a segurança pública. A gestora citou a necessidade do recompletamento do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar.
O anúncio foi oficializado pela gestora após os incidentes com tubarões nas praias urbanas da região.
"A falta de efetivo atinge Pernambuco há muito tempo, mas a gente não consegue suprir isso de imediato. A gente vai, sim, abrir concursos novos, mas a gente precisa do apoio dos municípios para cumprirem seu papel", afirmou. A governadora não informou, porém, quando os certames serão realizados.
Na gestão anterior, o governador Paulo Câmara já tinha autorizado a realização do certame para o Corpo de Bombeiros de Pernambuco. Na época seriam 400 vagas para o cargo de Praça, além de vagas para PM, Polícia Civil e Científica.
A declaração foi dada após reunião com os prefeitos dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife, no Palácio do Campo das Princesas.
Outra medida anunciada é a reincorporação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) ao Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit). A instituição não faz parte do colegiado desde 2015.
Na segunda (6), a governadora disse que, desde então, as pesquisas sobre o tema não tiveram continuidade. Além da UFRPE, os ministérios da Pesca e de Ciência, Tecnologia e Inovação devem ser incluídos no comitê.
"Nós continuamos as pesquisas. O que não houve mais foi diálogo com o Cemit para participar dos processos decisórios. Agora, a Rural volta a fazer parte, mas a gente solicitou que a UFPE e a UPE também fizessem parte, porque acho que é um problema multidisciplinar, que depende do conhecimento de várias áreas", avaliou o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão.
Carneiro Leão informou ainda que vai ampliar o monitoramento dos tubarões que passam próximo da costa pernambucana, abrangendo uma área entre Olinda e o Porto de Suape.
"Isso é para identificar o quantitativo de espécies, incorporar, provavelmente, a análise por drones para ver o 'caminhar' desses tubarões. A gente pretende retomar para fornecer os indicadores necessários para que se tomem as devidas posições", explicou o reitor.
Mais cedo, nesta terça, a governadora assinou um protocolo de intenções com o reitor da UFRPE e os reitores das universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, e de Pernambuco (UPE), Socorro Cavalcanti, para estabelecer uma cooperação técnica e financeira para implementar ações de educação ambiental e prevenção de incidentes com tubarões.
No encontro com os prefeitos, Raquel Lyra convidou os gestores municipais para uma nova reunião do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit) para quinta-feira (9), às 14h, com representantes dos ministérios da Pesca e de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de pesquisadores e do reitor da UFRPE.
Reforço na fiscalização
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), disse que veio pedir o reforço da fiscalização por parte do Corpo dos Bombeiros na orla da cidade, que registrou o primeiro ataque deste ano, na praia Del Chifre, em 20 de fevereiro.
"Os bombeiros têm permanecido durante muito tempo na área de [praia do] Zé Pequeno. Vamos conversar para ter uma fiscalização ainda maior não só dos bombeiros, mas também da prefeitura", afirmou, destacando que vai intensificar com a Guarda Municipal e a secretaria de Meio Ambiente a fiscalização na praia Del Chifre - que não conta com posto de observação do Corpo de Bombeiros.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), defendeu a necessidade de reativação de postos de guarda-vidas nas praias. "São estruturas que existem e podem ter sua utilização de forma mais presente por parte dos bombeiros militares", comentou.
Na noite da segunda (6), a governadora Raquel Lyra visitou as vítimas que estão internadas no Hospital da Restauração, na área central do Recife. Na ocasião, ela disse que vai priorizar o investimento em pesquisa para aprimorar o monitoramento do litoral do estado.
Fonte: G1/Portal Prefeitura
Notícias relacionadas
A prova do concurso Correios, prevista para 15 de dezembro, irá avaliar os candidatos por meio de 50 questões, distribuídas entre diferentes disciplinas. Deste total, 5 itens abordarão o Código de Con...
A Prefeitura de Joaquim Nabuco, cidade que fica no estado de Pernambuco, vai promover um novo concurso público em 2024. O edital tem 312 vagas em diferentes cargos de níveis fundamental, médio, técnic...
Começam nesta sexta-feira (19) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado. O certame vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. No ato da inscri...