Edital SME Recife publicado; 1.000 vagas para professor; veja!
Por Professor Isaquel Silva
Saiu o edital do concurso SME Recife (Secretaria Municipal de Educação de Recife). Certame é destinado ao provimento de 1.000 vagas para o cargo de Professor.
Os interessados poderão se inscrever no portal da banca Cebraspe. Período: 27/3 a 25/4. Para homologar a inscrição é nececessário efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 157,28.
Cargos e vagas edital SME Recife
O edital é destinado ao provimento de 1.000 vagas para o cargo de Professor. Confira a distribuição das oportunidades abaixo:
- Nível médio ou superior
- Professor I: 570 vagas ampla // 80 vagas PcD // 160 vagas para candidatos negros;
- Nível superior
- Professor II – Artes: 11 vagas ampla // 2 vagas PcD // 3 vagas para candidatos negros;
- Professor II – Ciências: 18 vagas ampla // 3 vagas PcD // 5 vagas para candidatos negros;
- Professor II – Educação Física: 15 vagas ampla // 3 vagas PcD // 5 vagas para candidatos negros;
- Professor II – Geografia: 19 vagas ampla // 3 vagas PcD // 6 vagas para candidatos negros;
- Professor II – História: 12 vagas ampla // 2 vagas PcD // 4 vagas para candidatos negros;
- Professor II – Língua Inglesa: 15 vagas ampla // 3 vagas PcD // 5 vagas para candidatos negros;
- Professor II – Língua Portuguesa: 27 vagas ampla // 4 vagas PcD // 8 vagas para candidatos negros; e
- Professor II – Matemática: 19 vagas ampla // 3 vagas PcD // 5 vagas para candidatos negros.
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 11 de junho de 2023 e terão duração total de 4h30 minutos. As provas serão aplicadas no turno da tarde, na cidade de Recife.
A prova objetiva será composta por 120 questões de CERTO ou ERRADO. Serão 50 itens de conhecimentos gerais e 70 itens de conhecimentos específicos.
A prova objetiva seguirá o modelo clássico do Cebraspe. Cada resposta em concordância com o gabarito oficial valerá 1 ponto. A cada resposta incorreta, um ponto será retirado do candidato.
Será reprovado na prova objetiva o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2; e
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
Salários edital SME Recife
O salário inicial do aprovado varia de acordo com a carga horária mínima, além da titulação (graduação, especialização, mestrado ou doutorado). Veja mais detalhes abaixo:
- Professor I (carga mínima de 145h/aula – podendo ser elevada até 270h/aula)
- Professor II (carga horária mínima de 100h/aula – podendo ser elevada até 270h/aula)
Requisitos concurso SME Recife
Veja os requisitos dos cargos abaixo:
- Professor I
- Certificado de conclusão de nível médio com habilitação para o Magistério ou diploma de licenciatura plena em Pedagogia ou curso normal superior, fornecido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)
- Professor II – Artes
- Licenciatura plena em Educação Artística e/ou Licenciatura Plena em Arte em qualquer das seguintes linguagens: Artes Visuais, Artes Plásticas, Música, Teatro, Artes Cênicas ou Dança
- Professor II – Ciências
- Licenciatura plena em Ciências
- Professor II – Educação Física
- Licenciatura plena em Educação Física e registro em conselho regional de classe
- Professor II – Geografia
- Licenciatura plena em Geografia
- Professor II – História
- Licenciatura plena História
- Professor II – Língua Inglesa
- Licenciatura plena em Língua Inglesa
- Professor II – Língua Portuguesa
- Licenciatura plena em Língua Portuguesa
- Professor II – Matemática
- Licenciatura plena em Matemática
Provas e etapas edital SME Recife
Os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva;
- Prova prática; e
- Avaliação de Títulos.
Com exceção da Avaliação de Títulos (caráter classificatório), todas as outras possuem caráter classificatório e eliminatório.
Prova objetiva concurso SME Recife
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 11 de junho de 2023 e terão duração total de 4h30 minutos. As provas serão aplicadas no turno da tarde, na cidade de Recife.
A prova objetiva será composta por 120 questões de CERTO ou ERRADO. Serão 50 itens de conhecimentos gerais e 70 itens de conhecimentos específicos.
A prova objetiva seguirá o modelo clássico do Cebraspe. Cada resposta em concordância com o gabarito oficial valerá 1 ponto. A cada resposta incorreta, um ponto será retirado do candidato.
Será reprovado na prova objetiva o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2; e
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
Prova discursiva concurso SME Recife
A prova discursiva, por sua vez, valerá 30 pontos e consistirá de:
- a) para o cargo de Professor I: duas questões, sendo ambas relacionadas a conhecimentos pedagógicos, a serem respondidas em até 15 linhas cada, no valor de 15,00 pontos cada, totalizando 30,00 pontos.
- b) para os cargos de Professor II: duas questões, sendo uma relacionada a conhecimentos pedagógicos e a outra a conhecimentos específicos do cargo/disciplina, a serem respondidas em até 15 linhas cada, no valor de 15,00 pontos cada, totalizando 30,00 pontos.
- b.1) para o Cargo 7: Professor II – Disciplina: Língua Inglesa, a questão de conhecimento específico do cargo/disciplina deverá ser respondida em Língua Inglesa.
Para esta etapa, o edital do concurso SME Recife deixa claro que será considerado o quantitativo especificado de acordo com o quadro a seguir (respeitados os empates na última colocação):
Para ser aprovado, o candidato deverá obter nota igual ou superior a 15 pontos!
Conteúdo programático edital SME Recife
Confira abaixo o conteúdo de conhecimentos gerais para todos o cargos:
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
LEGISLAÇÃO: 1 Constituição Federal de 1988 (arts. 205 a 214). 2 Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações. 3 Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações. 4 Lei Brasileira de Inclusão Lei Federal nº13.146/2015 e suas alterações. 5 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos – Resolução CNE-CEB nº 07/2010. 6 Estatuto dos funcionários públicos do município do Recife. 7 Política de Ensino da Rede Municipal do Recife alinhada à BNCC. 8 Referenciais Docentes do Município do Recife, alinhado à Base Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-FC), instituída pela Resolução CNE/CP nº 1/2020. 9 Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-FI), instituída pela Resolução CNE/CP nº 2/2019.
TEMAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS: 1 Planejamento e organização do trabalho pedagógico. Processo de planejamento. Concepção, importância, dimensões e níveis. Planejamento participativo. Concepção, construção, acompanhamento e avaliação. Planejamento escolar. Planos da escola, do ensino e da aula. 2 Currículo: do proposto à prática. 3 Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação. 4 Educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos. A aprendizagem da leitura como um direito humano. 5 Educação integral. 6 Educação ambiental. 7 Fundamentos legais da Educação especial/inclusiva e o papel do professor. 8 Educação/sociedade e prática escolar. 9 Tendências pedagógicas na prática escolar. 10 Didática e prática histórico-cultural. 11 A didática na formação do professor. 12 Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Práticas de letramento e multiletramentos. 13 Os Processos de Ensino e de Aprendizagem. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 14 Relação professor/estudante. 15 Compromisso social e ético do professor. 16 Componentes do processo de ensino. Objetivos; conteúdos; métodos; estratégias pedagógicas e meios. 17 Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. 18 Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. 19 O papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar. A Função histórico-cultural da escola. Comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 20 Projeto político-pedagógico da escola. Concepção, princípios e eixos norteadores. 21 Políticas Públicas para a Educação Básica. 22 Gestão Democrática.
USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA BÁSICA: Segurança da informação (Noções de vírus e pragas virtuais, Procedimentos de backup). Conhecimento da plataforma Google (Google Sala de Aula, Google Documentos, Google Planilha). Sistema operacional e ambiente Windows (edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows). Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
Notícias relacionadas
O município de Itapissuma/PE, localizado na região metropolitana do Recife, está se preparando para lançar um novo edital de concurso público no segundo semestre de 2024. Este concurso, organizado pel...
Os concurseiros da área policial contam, atualmente, com excelentes oportunidades em concursos para a Polícia Penal! São mais de 2.800 vagas de níveis médio e superior para quem deseja se tornar um po...
A banca organizadora EDUCA PB alterou as datas das provas do concurso público da Prefeitura de Alhandra, na Paraíba. O certame oferta 428 vagas. Confira, a seguir, o comunicado sobre a retifica...