Concurso público: lei de licitações será prorrogada até 2024!

Por Professor Isaquel Silva

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anunciou que a nova lei de licitações (Lei nº 14.133/2021) entrará em vigor somente em março de 2024. Informação foi repassada nesta quarta-feira (29/3), durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília. Medida poderá impactar editais de concurso público.
Segundo Arthur Lira, a prorrogação da data de início da aplicação da nova lei será oficializada em breve por meio de portaria da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. A medida, conforme relatado pelo presidente da Câmara, tem como objetivo permitir que os gestores se adaptem à nova lei.
A nova lei de licitações vem para substituir a Lei 8.666/93. Sancionada em 2021, a nova lei entraria em vigor a partir do próximo sábado (1/4).
Entre as mudanças, a nova lei de licitações excluiu as modalidades de tomada de preços e convite e adicionou a modalidade de diálogo competitivo. Além disso, o texto agora traz informações sobre o pregão, que antes estava previsto apenas na lei 10.520.
É importante destacar que, com a prorrogação do prazo para a Lei 14.133/21 entrar em vigor, editais de concurso público podem continuar exigindo o conhecimento do candidato nas duas leis de licitações, conforme alguns certames têm cobrado. Veja o exemplo abaixo do concurso CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público):

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concurso Guarda Municipal de Bom Jardim-PE: edital deve ofertar 15 vagas
10 de Janeiro de 2024Câmara de Nísia Floresta aprova criação da Guarda Municipal
10 de Janeiro de 2024Câmara de Carpina anuncia que realizará concurso público este ano