Concursos PI: governador confirma aval, chamadas e criação de cargos

Por Professor Isaquel Silva

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Segurança Pública, lançou na última quinta-feira, 30, um pacote de medidas para a área. Entre as ações estão novos concursos PI, convocações e criação de cargos e vagas.
Segundo o governador Rafael Fonteles, o objetivo dessas medidas, além de promover o quadro da Segurança Pública do estado, é também o de ampliar e fortalecer, através de novos investimentos, ações que garantam a qualidade de vida e a seguridade dos piauienses.
Os investimentos foram divididos de acordo com as demandas de cada setor. Em relação aos concursos públicos, estão as seguintes medidas:
Polícia Civil
- autorização para convocação para o curso de formação de 30 peritos e 50 agentes da polícia civil aprovados no último concurso;
- decreto de promoção de 134 policiais civis, sendo 27 delegados, 101 agentes e escrivães e seis peritos;
- criação de gratificação de produtividade para os delegados, policiais, escrivães e peritos das unidades com melhores índices de resolução de investigações; e
- criação das funções de chefe de unidade de polícia, chefe de investigação e chefe de cartório.
Polícia Militar
- conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFS), com nomeação imediata de 1.100 novos policiais militares no dia 23 de junho; e
- autorização para convocação imediata dos candidatos aptos para segunda turma do CFS referente ao último concurso da PM PI, com data prevista para o mês de julho deste ano.
Corpo de Bombeiros Militares
- autorização para realização de concurso público com previsão de 200 vagas de preenchimento imediato mais 200 no cadastro reserva.
Para o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, o novo pacote de medidas representa, além de sensibilidade e determinação por parte do governo, claras melhorias.
"Aumento no número de policiais, cursos de formação para novos agentes e eritos, e gratificações por produtividade motivam ainda mais os servidores a cumprirem com determinação e rigor a sua função", comentou Luccy Keiko, delegado-geral da Polícia Civil do Piauí.
Concurso Bombeiros PI tem edital iminente
O edital do concurso Bombeiros PI pode ser publicado a qualquer momento. Isso porque o extrato de contrato com a banca foi divulgado no Diário Oficial do Estado do Piauí do último dia 20.
Desta forma, o próximo passo é a publicação do edital. Como antecipado, a Fundação Universidade Estadual (Fuespi), responsável pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), ficará responsável pela seleção.
Ao todo, serão oferecidas 400 vagas, com nomeações divididas, sendo 200 ainda este ano e as outras 200 em 2024.
"Serão 400 para homens e mulheres que queiram integrar o Corpo de Bombeiros do Piauí, garantindo o processo de interiorização desse importante órgão que ajuda a salvar vidas de norte a sul do estado", disse o governador.
Fonte: Folha Dirigida.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Idecan é a banca organizadora do concurso SEE PB!
10 de Janeiro de 2024Concurso PM CE para mil vagas: processo oficialmente iniciado!
10 de Janeiro de 2024Concurso PF: governo reforça previsão de editais com 1.192 vagas