Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concurso PM AL: Seplag nega planejamento de novo certame

Publicado em 03 de abril de 2019 às 10h32m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Alteração na comissão do concurso PM AL gera especulações

O Governo do Estado de Alagoas publicou, nesta segunda-feira, 1º de abril, um decreto que gerou muita confusão entre candidatos que se preparam para os concursos das carreiras policiais. O Decreto 64.837/2019 substitui um membro da comissão do concurso da Polícia Militar.

Segundo o documento, o Coronel Thúlio Roberto Emery dos Santos foi designado para substituir o também Coronel Evaristo Albino dos Santos, que entrou para a reserva.

Por se tratar de um decreto sobre a comissão do concurso, muitos candidatos imaginaram que um novo certame da PM AL poderia estar sendo organizado. O último concurso da corporação, com edital publicado em 2018, ainda está em andamento: o Teste de Aptidão Física ainda não foi realizado.

Em contato com a Secretaria de Planejamento de Alagoas (SEPLAG), responsável por coordenar todos os concursos públicos do estado. Segundo a SEPLAG, não há previsão de novo concurso e o decreto se destinou apenas a substituir o membro do colegiado que entrou para a reserva.

Além disso, o último certame possui fases pendentes, não tendo sequer começado as convocações dos aprovados, o que inviabiliza o planejamento de m novo concurso.

Abaixo você confere a íntegra da publicação, realizada no Diário Oficial de Alagoas:

O Concurso PM AL 2018

O último concurso realizado pela Polícia Militar de Alagoas foi em 2018. O edital ofertou 500 vagas para o cargo de Soldado Combatente e a banca organizadora do concurso foi a Cebraspe.

A remuneração para Soldado Combatente, condição alcançada após a conclusão do Curso de Formação de Praças, é de R$ 3.522.88; e Soldado Aluno, situação definida durante o período de formação, é de R$ 1.367,15, com lotação em organização Policial Militar sediada em quaisquer dos municípios do estado de Alagoas.

Requisitos

Na data prevista para a matrícula no Curso de Formação, ter concluído a última série do ensino médio ou equivalente, com certificado de conclusão ou equivalente, devidamente registrado e reconhecido pela Secretaria de Educação ou outro órgão competente.

As provas

1ª etapa: os candidatos foram submetidos a provas de conhecimentos, objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

2ª etapa: os candidatos aptos foram submetidos a uma avaliação médica, para aferir condições de saúde e psicológica. Esta etapa também foi de caráter apenas eliminatório. 

3ª etapa: os classificados passaram para a outra etapa, que constitui no teste de aptidão física, de caráter apenas eliminatório.

4ª e 5ª etapa: as duas últimas etapas consistiram na apresentação e comprovação documental e investigação social, ambos de caráter eliminatório. No quadro abaixo, você confere o organograma das fases do concurso e seus caráteres descritos.

etapas concurso pm al

 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Em entrevista, Raquel Lyra confirma concurso, mas não define data de divulgação

No Bom Dia PE desta segunda (4), governadora de Pernambuco também falou sobre novas concessões da Compesa e possiblidade de o estado assumir o Metrô do Recife. Ao ser entrevistada ao vivo no estúdi...

Relacionada
Palmeira dos Índios-AL: lei que cria cargos para realização de Concurso Público

O prefeito Júlio Cezar sancionou nesta quarta-feira (2), dentro da programação comemorativa dos 134 anos de Emancipação Política da cidade, as Leis 2.560 e 2.559 que versam sobre o novo Concurso Públi...

Relacionada
Alagoas: Plano Estadual prevê realização de novos concursos na Segurança Pública

O Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social de Alagoas 2023-2030 (PESPDS/AL) prevê a realização de novos concursos no período. Assinado pelo secretário de Segurança Pública de Alagoas, deleg...