Concurso PM AL: Seplag nega planejamento de novo certame

Por Professor Isaquel Silva

Alteração na comissão do concurso PM AL gera especulações
O Governo do Estado de Alagoas publicou, nesta segunda-feira, 1º de abril, um decreto que gerou muita confusão entre candidatos que se preparam para os concursos das carreiras policiais. O Decreto 64.837/2019 substitui um membro da comissão do concurso da Polícia Militar.
Segundo o documento, o Coronel Thúlio Roberto Emery dos Santos foi designado para substituir o também Coronel Evaristo Albino dos Santos, que entrou para a reserva.
Por se tratar de um decreto sobre a comissão do concurso, muitos candidatos imaginaram que um novo certame da PM AL poderia estar sendo organizado. O último concurso da corporação, com edital publicado em 2018, ainda está em andamento: o Teste de Aptidão Física ainda não foi realizado.
Em contato com a Secretaria de Planejamento de Alagoas (SEPLAG), responsável por coordenar todos os concursos públicos do estado. Segundo a SEPLAG, não há previsão de novo concurso e o decreto se destinou apenas a substituir o membro do colegiado que entrou para a reserva.
Além disso, o último certame possui fases pendentes, não tendo sequer começado as convocações dos aprovados, o que inviabiliza o planejamento de m novo concurso.
Abaixo você confere a íntegra da publicação, realizada no Diário Oficial de Alagoas:

O Concurso PM AL 2018
O último concurso realizado pela Polícia Militar de Alagoas foi em 2018. O edital ofertou 500 vagas para o cargo de Soldado Combatente e a banca organizadora do concurso foi a Cebraspe.
A remuneração para Soldado Combatente, condição alcançada após a conclusão do Curso de Formação de Praças, é de R$ 3.522.88; e Soldado Aluno, situação definida durante o período de formação, é de R$ 1.367,15, com lotação em organização Policial Militar sediada em quaisquer dos municípios do estado de Alagoas.
Requisitos
Na data prevista para a matrícula no Curso de Formação, ter concluído a última série do ensino médio ou equivalente, com certificado de conclusão ou equivalente, devidamente registrado e reconhecido pela Secretaria de Educação ou outro órgão competente.
As provas
1ª etapa: os candidatos foram submetidos a provas de conhecimentos, objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
2ª etapa: os candidatos aptos foram submetidos a uma avaliação médica, para aferir condições de saúde e psicológica. Esta etapa também foi de caráter apenas eliminatório.
3ª etapa: os classificados passaram para a outra etapa, que constitui no teste de aptidão física, de caráter apenas eliminatório.
4ª e 5ª etapa: as duas últimas etapas consistiram na apresentação e comprovação documental e investigação social, ambos de caráter eliminatório. No quadro abaixo, você confere o organograma das fases do concurso e seus caráteres descritos.


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