Concurso Reciprev: comissão deve preparar edital até outubro

Por Professor Isaquel Silva

A Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores de Recife (Reciprev), em Pernambuco, prepara um novo concurso público para 2023. A oferta será para os cargos de assistente, técnico e analista, com exigência dos níveis médio, técnico e superior, respectivamente.
Desde o ano passado, o concurso tem uma comissão organizadora formada. Mas, os trabalhos foram suspensos e não tiveram o andamento esperado.
Por isso, agora no mês de abril, foi publicada no Diário Oficial do Município uma portaria que determina a reabertura dos trabalhos da comissão do concurso Reciprev.
O grupo terá o período de 180 dias, a contar de 1º de abril, para conclusão dos trabalhos. Dessa forma, os trabalhos da comissão, como a elaboração do edital, devem ser concluídos até outubro, cabendo prorrogação.
Além do edital, a comissão deverá realizar o levantamento de vagas e cargos necessários. Além de auxiliar no processo de escolha e contratação da banca organizadora.
O último concurso Reciprev teve edital publicado em 2020, mas precisou ser suspenso em decorrência da pandemia da Covid-19. Os inscritos puderam, inclusive, solicitar o reembolso da taxa de inscrição.
Último concurso Reciprev teve oferta de 15 vagas
O concurso Reciprev PE 2020 trouxe a oferta de 15 vagas, sendo oito eram para nível superior, três para nível técnico e quatro para nível médio. Os ganhos, na época, eram variáveis de R$1.603,50 a R$6.170, de acordo com o cargo pretendido.
Para quem tem curso superior as vagas eram para o cargo de analista de previdência e assistência à saúde, nas áreas de Administração, de Arquivologia, de Assistência Social, de Ciência atuarial, de Contabilidade e de Informática.
No nível técnico, as chances eram para os cargos de técnico em previdência e assistência à saúde nas áreas de contabilidade e informática.
Para o ensino médio foram ofertadas vagas para assistente de previdência e assistência à saúde. Nesse caso, não houve cobrança de experiência ou curso técnico.
Veja como seriam as provas do concurso
No concurso aberto em 2020 e suspenso em função da pandemia, a Fundação Carlos Chagas (FCC) foi contratada como banca organizadora.
Os candidatos seriam avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
A previsão era que a aplicação ocorresse em dois turnos, sendo manhã para os níveis médio e médio/técnico, e tarde para o nível superior. Seriam cobradas questões de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
O prazo de validade do concurso Reciprev seria de até dois anos, contados a partir da homologação do resultado final. Esse prazo ainda poderia ser prorrogado uma única vez e pelo mesmo período e, durante esse tempo, mais convocações poderiam acontecer.
Fonte: Folha Dirigida.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concurso Guarda Municipal de Bom Jardim-PE: edital deve ofertar 15 vagas
10 de Janeiro de 2024Câmara de Nísia Floresta aprova criação da Guarda Municipal
10 de Janeiro de 2024Câmara de Carpina anuncia que realizará concurso público este ano