Concurso PM RN: estado pede reconsideração de suspensão; veja!

Por Professor Isaquel Silva

O governo estadual do Rio Grande do Norte entrou com pedido de reconsideração de decisão que suspendeu temporariamente o concurso PM RN (Polícia Militar do Rio Grande do Norte).
Isso porque, segundo o pedido apresentado pelo governo, o Ministério Público (MP) ajuizou ação após quatro meses da publicação do edital do concurso PM RN, cujas provas já haviam sido aplicadas.
A decisão da magistrada Ana Nery Lins de Oliveira Cruz considerou que a ausência da prova de redação no certame contraria a legislação vigente, por isso deferiu o pedido do MP RN. De acordo com o órgão, o edital não observou a lei estadual, a qual exige a etapa de redação no concurso da PM RN.
Com isso, é necessário que o edital seja retificado, estabelecendo mais uma etapa de avaliação dos candidatos: prova de redação. No entanto, a administração alegou que, devido ao certame estar em fase de convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF), haverá prejuízos, além das ações que os candidatos prejudicados poderão interpor.
O governo estadual também alegou que, em eventual realização da prova escrita, os candidatos aprovados poderão ajuizar ações indenizatórias contra o estado, com alegações de que foram prejudicados por um erro da Administração.
No pedido de reconsideração, o governo estadual alegou que o Ministério Público ajuizou a ação somente quatro meses após a publicação do edital e, além disso, do ponto de vista financeiro e de tempo, seria custoso para a Administração a produção de uma prova de redação.
Conforme indicado pelo portal do TJ RN, o processo já está concluso para decisão. Veja:
O edital do concurso PM RN oferta 1.158 vagas para as carreiras de Praça e Praça músico. Veja a distribuição das oportunidades entre os cargos:
- Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM): 1.128 vagas;
- Quadro de Praças Músico (QPM): 30 vagas;
- Flauta em Dó: 3 vagas;
- Clarinete em Sí Bemol: 7 vagas;
- Saxofone Alto em Mi Bemol: 2 vagas;
- Saxofone Tenor em Sí Bemol: 1 vaga;
- Saxofone Barítono Mi Bemol: 1 vaga;
- Trompete em Si Bemol: 3 vagas;
- Trombone de vara tenor: 2 vagas;
- Trombone Baixo: 1 vaga;
- Bombardino/Eufhonium em Sí Bemol: 2 vagas;
- Tuba em Si Bemol / Dó: 3 vagas;
- Trompa em Fá/ Sí Bemol: 3 vagas;
- Bateria / Percussão erudita (timpano, caixa clara, glockenspiel): 2 vagas;
O Estado do Rio Grande do Norte protocolou Pedido de Reconsideração da decisão liminar que suspendeu temporariamente o concurso.
Para ingressar na carreira é necessário ter nível superior, além de estatura mínima de 1,60 m (homens) e 1,55 m e idade de até 35 anos.
O salário inicial do aprovado será de R$ 3.929,01 (após o curso de formação).

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Inscrições no concurso para área de educação em João Pessoa são prorrogadas
10 de Janeiro de 2024Edital de concurso público em MG oferta 13.795 vagas; até R$ 6,9 mil!
10 de Janeiro de 2024Concurso João Alfredo-PE: banca divulga gabaritos definitivos; Confira-os