Concurso Guarda Belo Jardim-PE: inscrições seguem abertas; Baixe Guia
Por Professor Isaquel Silva
Seguem abertas as inscrições para o Concurso da Guarda Municipal de Belo Jardim, agreste pernambucano. Os interessados podem fazer o cadastro no certame até 9 de julho de 2023. Para participar, basta acessar o site da banca organizadora ACCESS: www.access.org.br. A taxa de inscrição terá o valor de R$ 125,00.
O Concurso Público visa o preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva para o seu quadro de pessoal, com 15 vagas imediatas e 15 vagas de formação de cadastro reserva no cargo de Guarda Municipal, de nível médio.
ADQUIRA AGORA O CURSO ON-LINE GUARDA BELO JARDIM-PE
BAIXE SUPER GUIA GUARDA BELO JARDIM-PE:
GUIA DE ESTUDOS (PROPOSTA DE HORÁRIO)
AS PROVAS
A Prova Objetiva e a Redação (Avaliações) serão realizadas na data provável de 20 de agosto de 2023 (domingo), no turno vespertino, das 13h00min às 18h00min, na cidade de Belo Jardim/PE.
Os portões serão abertos a partir das 11h50min e fechados, impreterivelmente, às 12h50min. A Prova será realizada no horário de 13h00min às 18h00min (horário oficial de Brasília-DF).
O Cartão de Convocação Individual (CCI) contendo o local onde o candidato realizará a Prova Objetiva e a Redação será disponibilizado a partir do dia 14 de agosto de 2023, no endereço eletrônico www.access.org.br/gcmbelojardim, devendo o candidato consultar e imprimir referido documento
Nos termos da Lei Municipal nº 3.408/2022, para ocupação do cargo de Guarda Municipal, deverá ser observado o percentual mínimo de 5% (cinco por cento) para o sexo feminino.
O vencimento do cargo de Guarda Municipal é de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) e a carga horária é de 44h/s (quarenta e quatro horas semanais).
A remuneração poderá ser acrescida de gratificação, a ser fixada pela Administração Municipal por ato específico.
Será exigido como pré-requisito para investidura no cargo a conclusão do curso de nível médio, mediante comprovação por certificado, devidamente registrado, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente, e a posse de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria “A e B”.
Os aprovados no Concurso Público para o cargo de Guarda Municipal, masculino e feminino, matriculados no Curso de Formação Técnico-profissional, farão jus, a título de ajuda financeira, à quantia referente a um salário mínimo nacional, salvo opção pelo vencimento e vantagens pecuniárias do cargo que estiver exercendo, caso já seja servidor municipal de Belo Jardim.
Após a conclusão do Curso de Formação Técnico-profissional, os candidatos aprovados, os aspirantes, no dia da formatura, em ato solene, prestarão juramento.
Os candidatos aprovados serão nomeados sob o Regime Jurídico dos Funcionários Públicos Civis do Município de Belo Jardim.
Assista a um Super Guia do Concurso Guarda Belo Jardim-PE.
DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NO CARGO
São requisitos básicos para investidura no cargo de Guarda Municipal:
a) ter sido classificado no Concurso Público na forma estabelecida neste Edital, em seus anexos e eventuais retificações;
b) ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos na forma do disposto no art. 12, § 1º da Constituição Federal, e no art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972;
c) estar em pleno gozo dos direitos políticos;
d) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e máxima de 40 (quarenta) anos no ato da inscrição;
e) possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão de categoria “AB” ou superior;
f) estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
g) estar quite com as obrigações eleitorais;
h) não registrar antecedentes criminais, bem como nada ter que o desabone e torne incompatível o desempenho de suas funções;
i) ter aptidão física e mental para o exercício do cargo, a ser comprovada por prévia inspeção médica oficial; j) não ter sido exonerado ou demitido do serviço público por justa causa;
k) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com nova investidura em cargo ou emprego público.
l) apresentar outros documentos que se fizerem necessários, na forma da lei, à época da posse;
Conforme o documento, o Concurso Público Guarda Belo Jardim-PE compreenderá em duas etapas:
1ª ETAPA
1ª fase: prova objetiva e discursiva (eliminatória e classificatória)
2ª fase: Exame de Saúde (eliminatória)
3ª fase: Teste de Aptidão Física - TAF (eliminatório)
4ª fase: Avaliação Psicológica
5ª fase: Investigação Social
2ª ETAPA
Curso de Formação Técnico-profissional (eliminatória e classificatória)
DA 1ª FASE: PROVA OBJETIVA E REDAÇÃO
Será aplicada Prova Objetiva e Redação, de caráter eliminatório e classificatório, a todos os candidatos regularmente inscritos no Concurso Público.
A Prova Objetiva será composta de 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas de resposta, sendo uma única correta. A Prova Objetiva será avaliada na forma de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.
A distribuição das disciplinas, número de questões, peso por questão e pontuação máxima, na Prova Objetiva, estão dispostos no quadro a seguir:
Para ser aprovado, o candidato deverá obter o mínimo de 50% (cinquenta por cento) da nota máxima da Prova Objetiva, não podendo zerar em qualquer das disciplinas aplicadas.
A Redação consistirá na elaboração de um texto dissertativo, de no mínimo 20 (vinte) e máximo de 40 (quarenta) linhas, valerá 20,00 (vinte) pontos e deverá ser desenvolvida em formulário específico (Caderno de Texto Definitivo), personalizado, fornecido junto com a Folha de Respostas, sendo desidentificada pelo candidato, que deverá destacar o canhoto que contém seus dados cadastrais, sendo Caderno de Texto Definitivo o único documento válido para correção.
A Redação deverá ser feita com caneta esferográfica com tinta azul ou preta, fabricada em material transparente. Não será permitido o uso de qualquer outro tipo de caneta, nem apontador, lápis, lapiseira ou “caneta borracha”, sendo eliminado do Concurso o candidato que não obedecer ao descrito neste subitem.
O Caderno de Texto Definitivo da Redação não poderá ser assinado, rubricado e/ou conter qualquer palavra e/ou marca que identifique o candidato em outro local que não seja o indicado, sob pena de ser anulada. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição dos textos definitivos acarretará nota 0 (zero) na Redação.
Não será permitido exceder o limite de linhas contidas no Caderno de Texto Definitivo e/ou escrever no verso do Caderno de Texto Definitivo.
A Redação deverá ser desenvolvida em texto dissertativo, sobre tema a ser enunciado no Caderno de Prova.
Se a Redação não atender a proposta da prova (tema ou estrutura) será desconsiderada; e a prova absolutamente ilegível também será desconsiderada. Nesses casos, a Redação receberá a nota 0,00 (zero).
Para efeito de avaliação da Redação serão considerados os elementos de avaliação descritos abaixo:
Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto escrito fora do local apropriado e/ou que ultrapasse a extensão máxima fixada na Folha de Respostas.
Ao terminar a Redação, o candidato deverá entregar o Caderno de Texto Definitivo ao Fiscal de sala, juntamente com a Folha de Respostas.
Somente será corrigida a Redação dos candidatos aprovados na Prova Objetiva.
O candidato que não tiver a Redação corrigida estará eliminado do Concurso, não tendo classificação alguma no Concurso.
Será aprovado na Redação o candidato que obtiver, no mínimo, 10,00 (dez) pontos.
DA 2ª FASE: EXAME DE SAÚDE
Somente serão convocados para participar da fase de Exame de Saúde os candidatos aprovados na 1ª Fase – Prova Objetiva e Redação, até a 150ª (centésima quinquagésima) posição, observados os critérios de desempate previstos neste Edital e os tipos de concorrência especificados.
A convocação ser dará por meio de Edital de convocação específico a ser publicado no endereço eletrônico www.access.org.br/gcbelojardim, até às 17h00min do dia 03 de outubro de 2023.
Os candidatos não convocados para o Exame de Saúde estarão eliminados e não terão classificação alguma no concurso.
A fase de Exame de Saúde terá caráter eliminatório e o candidato será considerado “apto” ou “inapto”.
A fase de Exame de Saúde objetiva aferir se o candidato goza de plenas condições de saúde física e mental para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.
O Exame de Saúde estará sob a responsabilidade de junta médica designada pelo Instituto ACCESS.
DA 3ª FASE: EXAMES FÍSICOS
Somente serão convocados para participar dos Exames Físicos os candidatos aprovados na 2ª Fase – Exame de Saúde.
A convocação ser dará por meio de Edital de convocação específico a ser publicado no endereço eletrônico www.access.org.br/gcbelojardim, até às 17h00min do dia 26 de outubro de 2023.
A convocação para os Exames Físicos será realizada por grupo – homens e mulheres, e em ordem alfabética.
O candidato somente poderá realizar os Exames Físicos na data, horário e local constantes do Edital de Convocação, não podendo ser alegado qualquer espécie de desconhecimento para justificar o seu atraso ou a sua ausência ou a sua apresentação em dia, horário ou local diferentes dos estabelecidos no Edital de convocação.
Não será permitida a realização dos Exames Físicos em outro local, data ou horário diferentes do previsto no Edital de Convocação.
O candidato convocado deverá comparecer ao local designado com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário marcado para a realização dos Exames Físicos, munido de documento original oficial de identidade, nos termos do subitem 8.3.20 deste Edital, vestido com roupa apropriada para prática desportiva, ou seja, basicamente calção e camiseta ou agasalhos, e calçando tênis
Os Exames Físicos serão compostos pelos exercícios a seguir elencados:
DA 4ª FASE: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Serão convocados à Avaliação Psicológica os candidatos considerados “Aptos”, ou seja, aprovados, na 3ª Fase – Exames Físicos do Concurso.
A Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, será realizada pelo Instituto ACCESS, nos dias, horários e locais previstos em Edital de Convocação específico para esta Fase.
A Avaliação Psicológica será realizada por psicólogos regularmente inscritos em Conselho Regional de Psicologia e consistirá na aplicação de entrevistas e/ou baterias de testes psicológicos, de aptidão, sanidade mental, de personalidade, por meio de instrumental competente, embasado em normas e procedimentos reconhecidos pela comunidade científica, validados em nível nacional e em conformidade com as normas do Conselho Federal de Psicologia.
DA 5ª FASE: INVESTIGAÇÃO SOCIAL
A Avaliação de Comportamento e de Idoneidade Moral dos candidatos far-se-á através de Investigação Social e/ou Funcional para provimento do cargo de Guarda Municipal de Belo Jardim.
A Investigação Social será realizada para todos os candidatos aprovados após a 4ª Fase deste Concurso.
A Investigação Social visa a apurar se o candidato apresenta comportamento irrepreensível e idoneidade moral inatacável.
Tem por finalidade averiguar a vida pregressa e atual do candidato em todos os aspectos da vida em sociedade, quer seja social, moral, profissional, escolar, dentre outras possíveis, impedindo que pessoa com perfil incompatível ingresse na Guarda Municipal de Belo Jardim.
Será realizada pela Prefeitura Municipal de Belo Jardim, através da SEDEC, juntamente com a Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Municipal e terá caráter eliminatório.
DA 2ª ETAPA: CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL
Serão convocados para matrícula e realização do Curso de Formação Técnico-profissional, que corresponde à 2ª Etapa do Concurso, os candidatos aprovados nas etapas anteriores, até o limite da 30ª (trigésima) colocação, classificados de acordo com os resultados obtidos na Prova Objetiva e Redação (1ª Fase) e considerados aptos e recomendados nas 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Fases da 1ª Etapa do concurso.
Notícias relacionadas
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia publicou o edital do seu concurso Hemobrás. As oportunidades são para carreiras de níveis médio e superior, com ganhos de até R$9.903,67. ACESS...
O Estado de Alagoas deverá contar em breve com novos concursos públicos. A informação sobre provimentos foi confirmada pelo governador Paulo Dantas, em entrevista realizada nesta sexta-feira, 3 de jan...
Os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como Enem dos Concursos, foram publicados nesta quarta-feira, 10, em edição extra do Diário Oficial da União. A oferta é d...