MPRN recomenda suspensão do concurso para Guarda Municipal de Afonso Bezerra
Por Professor Isaquel Silva
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao prefeito de Afonso Bezerra e à Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) que suspendam a realização do concurso público para Guarda Civil Municipal. As provas estão marcadas para serem aplicadas no próximo domingo (2).
A orientação do MPRN é que seja publicado um novo edital, com a previsão de dispensa de taxa de inscrição e com lei que embase todas as restrições para acesso aos cargos, inclusive a exigência de idade máxima de 40 anos.
Além disso, o MPRN recomendou que o novo edital do concurso público inclua a possibilidade de inscrição gratuita dos candidatos que comprovarem não ter condições de arcar com a taxa de inscrição. Nesse caso, é necessário que sejam fixados critérios objetivos para a configuração das isenções (doadores de medula óssea têm esse direito, por exemplo).
O MPRN ainda quer a reabertura das inscrições do concurso, por igual prazo já transcorrido quando da retificação, prevendo a possibilidade de pedido de isenção da taxa, prazo para recursos e a publicação de uma nova divulgação da lista de inscritos na condição de isentos.
Em caso de não acatamento ao que foi recomendado, o MPRN informa que adotará as medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação.
Fonte: MPRN
Notícias relacionadas
O ministro José Múcio, titular do Ministério da Defesa, anunciou nesta quarta-feira (28) a realização do primeiro concurso público para o quadro de pessoal próprio da pasta. O anúncio ocorreu duran...
O concurso Correios com foco na área Operacional terá dois editais publicados, segundo a empresa. A previsão é de que os documentos sejam disponibilizados no mês de setembro. Um edital será para ca...
Agora é oficial! As provas do Concurso Guarda Municipalde Santa Cruz do Capibaribe foram transferidas para dia 19 de janeiro de 2025. Nesta sexta-feira (18), houve o anúncio oficial. A banca In...