Concurso PM e Bombeiros PB com 1.100 vagas tem comissões formadas

Publicado em 15 de July de 2023 às 15h44m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Está bem próxima a publicação do edital do concurso PM e Bombeiros PB para soldados. Foi publicada uma portaria no Diário Oficial do estado nesta quinta-feira, 13, que anuncia as comissões

Os grupos montados serão responsáveis por adotar as providências necessárias para a realização do concurso, que já tem banca definida.

As comissões são divididas em:

  • Coordenação geral;
  • Comissão de avaliação jurídica;
  • Comissão de avaliação social;
  • Comissão para o exame de saúde;
  • Comissão para o exame de aptidão física;
  • Comissão de apoio às comissões; e
  • Comissão de divulgação.

Este avanço pode ter sido um importante passo rumo à publicação do edital, uma vez que os preparativos estão bem avançados.

No início de julho, a banca organizadora foi definida. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi oficializado e definido por meio de dispensa de licitação

 

Concurso PM e Bombeiros PB terá 1.100 vagas

O novo concurso público para soldados contará com uma oferta de 1.100 vagas imediatas, sendo 900 para a Polícia Militar e 200 para o Corpo de Bombeiros da Paraíba.

O próximo passo, agora, deverá ser a formalização do contrato entre as partes, assinatura e publicação do extrato no Diário Oficial. Concluída essa etapa, o edital poderá ser divulgado.

Ainda não se sabe quando o documento será divulgado, mas fica a expectativa para que o concurso possa ser aberto neste segundo semestre. Além das vagas imediatas, o Corpo de Bombeiros da Paraíba deverá contar com mais 200 oportunidades no cadastro de reserva, totalizando uma oferta de 1.300 postos no concurso.

Como serão as provas do concurso PM PB e BM PB?

O projeto básico, já divulgado, confirmou como serão algumas etapas e detalhes do edital. Veja a seguir!

O candidato, no ato da inscrição, poderá optar pelo local de realização das provas e testes, que se darão, a princípio, nos seguintes municípios:

  • João Pessoa;
  • Campina Grande; e
  • Patos.

Já o exame de múltipla escolha deverá contar com, pelo menos, 50 e, no máximo 80 questões, que serão distribuídas nas respectivas áreas de conhecimento apresentadas pelas instituições em até oito disciplinas.

A prova discursiva será composta por uma produção textual.

Para ter o exame corrigido, os candidatos terão que conquistar a aprovação na objetiva e classificação em até quatro vezes o número de vagas disponibilizadas para o cargo, em cada corporação.

Governo da Paraíba pretende atrair cerca de 70 mil candidatos para as provas.

Vale lembrar que, após as provas escritas, os aprovados serão encaminhados para as demais etapas, que incluem exames psicológicos, de saúde, de aptidão física e social. Essas avaliações costumam ser realizadas pelas próprias corporações. 

 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso GCM Belo Jardim-PE: Inscrições prorrogadas!

As inscrições estão abertas no site oficial da banca realizadora Instituto IGEDUC até o dia 3 de março de 2024. Trata-se de uma grande oportunidade de fazer carreira pública na Guarda Municipal. São ...

Relacionada
Prefeitura de Matriz de Camaragibe-AL abre inscrições de concurso com 492 vaga

As inscrições do concurso público da Prefeitura de Matriz de Camaragibe, no interior de Alagoas, foram abertas na terça-feira (3). O certame oferta 492 vagas e salários de até R$ 8.354. Os interess...

Relacionada
Edital SEMOB Olinda é retificado; confira as mudanças

O edital SEMOB Olinda (Secretaria de Mobilidade Urbana do Município) passou por algumas importantes alterações. As principais delas foram no prazo de inscrição, data de provas e quantitativo de vagas ...