Bônus de 10% para paraibanos em concursos para Segurança Pública entra em vigor

Por Professor Isaquel Silva
Foi promulgada nesta terça-feira (5), no Diário Oficial do Estado (DOE), uma lei que assegura aos candidatos paraibanos residentes na Paraíba a bonificação de 10% na nota obtida nos concursos públicos, na área de segurança pública. A medida inclui concursos públicos realizados para os quadros as Polícias Civil, Militar e Penal, e do Corpo de Bombeiros Militar. A lei já está em vigor.
A proposta foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa no dia 1º de agosto e, como o governador João Azevêdo (PSB) não se posicionou sobre a matéria, ela foi promulgada pelo presidente do legislativo, o deputado Adriano Galdino (Republicanos).
A lei estabelece que a responsabilidade de apresentar a documentação exigida para gozar do benefício assegurado pela Lei é de responsabilidade do candidato, no ato da inscrição no concurso público.
O autor da proposta, Adriano Galdino, na época, justificou que a bonificação é uma ação afirmativa que visa garantir a bonificação das vagas para os paraibanos, e acaba “assegurando que a nossa segurança seja formada por profissionais que conhecem de perto a realidade do estado, suas particularidades e desafios”.
Atualmente o estado está com um concurso para a Polícia Militar e Bombeiros em andamento. Ao todo, 1.100 vagas serão oferecidas para o cargo de soldado, função de que exige nível médio de escolaridade. No total, são 900 vagas para PM e 200 para o Corpo de Bombeiros.
No entanto, como a lei exige a documenta expressa no ato da inscrição, a medida não vale para o certame que está em curso.
Fonte: g1.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal
10 de Janeiro de 2024Concurso Paulista-PE: Testado o Fiscal Oculto que evita fraudes


