Concurso PC CE: governador libera crédito para novo certame!

Por Professor Isaquel Silva

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, divulgou, por meio de Decreto, a abertura de crédito suplementar para a realização do concurso PC CE (Polícia Civil do Ceará), que irá ofertar vagas para a 2ª turma da PC CE.
De acordo com o documento, publicado nesta semana no Diário Oficial, o valor deverá ser usado para contratação da banca organizadora do concurso público. Além disso, o montante também poderá ser usado para custear outras etapas previstas no edital.
Concurso PC CE: novo edital
De acordo com o governador do Ceará, Elmano Freitas, espera-se que a realização do novo certame seja aprovada ainda em 2023. O próximo passo será enviar a proposta para a Assembleia Legislativa para que seja aprovada uma nova Lei Orgânica da Polícia Civil, a fim de promover uma “modernização institucional”, explicou Elmano de Freitas.
Valem lembrar que, no início de 2023, o governador já havia comentado sobre a intenção de realizar o concurso em sua gestão.
Último concurso PC CE
O certame mais recente aconteceu no ano de 2021 e ofertou de 1.500 oportunidades (entre imediatas e cadastro reserva) para as seguintes carreiras:
- Inspetor
- Ampla, com 300 vagas
- Cota Racial, com 80 vagas
- PcD, com 20 vagas
- CR, com 800 vagas
- Escrivão
- Ampla, com 75 vagas
- PcD, com cinco vagas
- Cota Racial, com 20 vagas
- CR, com 200 vagas.
Na ocasião, o salário inicial ofertado foi de R$ 3.732,86. Posteriormente a remuneração passou por reajuste e, atualmente, o salário inicial de um Inspetor e Escrivão é de R$ 5.190,00.
Os candidatos precisam comprovar formação de nível superior completo e Carteira de Habilitação Nacional (CNH) de, no mínimo, tipo B. Não há requisitos de altura ou idade mínimos.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Câmara de Carpina anuncia que realizará concurso público este ano
10 de Janeiro de 2024Saiu o Edital da Guarda Municipal de Japaratinga-AL: 25 vagas
10 de Janeiro de 2024Saiu o Edital do Concurso da Prefeitura de Japaratinga-AL: 134 vagas!