Instituto AOCP vai organizar o Concurso da PMPE

Por Professor Isaquel Silva

A expectativa dos concurseiros acabou!
O governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial, desta quarta-feira (11), a banca organizadora do Concurso da Polícia Militar de Pernambuco.
A banca escolhida foi: INSTITUTO AOCP.
A previsão inicial era que o edital do concurso fosse divulgado em dezembro. Cria-se, porém, possibilidade de sair antes.
No dia do lançamento do Juntos pela Segurança, em 31 de julho deste ano, a governadora Raquel Lyra assinou a autorização do concurso público para contratação de 3.805 novos profissionais da segurança, com o objetivo de diminuir o déficit histórico de profissionais - principalmente na Polícia Militar.
Ao todo, serão previstas 2.400 vagas para praças e 300 para oficiais da Polícia Militar; 60 vagas para oficiais e 600 para praças do Corpo de Bombeiros; 45 delegados, 250 agentes de polícia e 150 escrivães da Polícia Civil.
De acordo com a SAD, as provas da primeira etapa do concurso acontecerão em janeiro de 2024 para os candidatos que tentarão vagas na Polícia Militar de Pernambuco e no Corpo de Bombeiros.
Atualmente, há 16.219 policiais militares na ativa no Estado. O ideal, segundo o Portal da Transparência, é de que esse número chegasse a pelo menos 27 mil.
Além disso, 269 PMs estão cedidos para outros órgãos públicos. A Corporação não revela quantos militares da ativa estão em funções administrativas e nas ruas realizando a segurança ostensiva.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concurso Guarda Municipal de Bom Jardim-PE: edital deve ofertar 15 vagas
10 de Janeiro de 2024Câmara de Nísia Floresta aprova criação da Guarda Municipal
10 de Janeiro de 2024Câmara de Carpina anuncia que realizará concurso público este ano