Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Revisão Final PMPB: acompanhe o Comando da Madrugada

Publicado em 13 de outubro de 2023 às 23h23m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

A Procuradoria-Geral da República (PGR) protocolou nesta quarta-feira (11), no Supremo Tribunal Federal (STF), 14 ações para contestar leis que limitam a participação de mulheres em concursos públicos para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Em geral, a restrição prevista nos editais é de 10% para mulheres.

Uma das ações é contra norma prevista na Paraíba. O processo contra o estado será julgado pelo ministro André Mendonça.

Em concurso anunciado, recentemente, pelo governo estão sendo oferecidas 1.100 vagas, sendo 900 para a função de soldado da PM, que exige nível médio de escolaridade, e outras 200 para o Corpo de Bombeiros. Somente 10% das vagas serão reservadas para candidatas mulheres.

Nas ações, a procuradora-geral da República em exercício, Elizeta Ramos, sustenta que a limitação é inconstitucional. Para Elizeta, as mulheres devem concorrer na modalidade de livre concorrência entre todas as vagas disponíveis nos editais dos concursos.

Apesar do cenário de tensão entre os concurseiros, a grande dica é continua estudando! 

Acompanhe, a seguir, o Comando da Madrugada PM & Bombeiros Paraíba com Direito Penal e Processual Penal. 

BAIXE O MATERIAL DO COMANDO DA MADRUGADA PMPB

GARANTA A SUA VAGA NO AULÃO DE VÉSPERA (JOÃO PESSOA) PM & BOMBEIROS PARAÍBA

No entendimento da procuradora, o tratamento diferenciado entre homens e mulheres só pode ser aceito no caso de testes físicos.

Muito embora a Constituição Federal possibilite que a lei estabeleça requisitos diferenciados de admissão no serviço público quando a natureza do cargo o exigir, tal norma constitucional não confere ao legislador a prerrogativa de abstratamente proibir, restringir ou limitar o ingresso de mulheres em cargos, funções ou empregos públicos”, argumentou.

Além da Paraíba, as ações questionam a limitação de vagas destinadas a mulheres prevista em normas dos estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

A discussão sobre a limitação da participação de mulheres em concursos militares começou após o ministro Cristiano Zanin suspender, no mês passado, o concurso da Polícia Militar do Distrito Federal. A medida foi tomada após o PT acionar a Corte para contestar uma lei local que fixou limite de 10% de participação de mulheres no efetivo da PM.

Com informações da Agência Brasil

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Aulão Show da Virada PMPE; Acompanhe a primeira revisão do ano

2024 chegou e com ele o mês das provas dos Concursos da PM e Bombeiros de Pernambuco.  Aguenta coração!!!  O edital da Polícia Militar de Pernambuco oferta 2.700 vagas de nível médio e superior ...

Relacionada
Concurso TSE Unificado: FGV é a banca! Edital iminente

O edital do concurso TSE Unificado será organizado pela FGV! A escolha da empresa foi anunciada pela própria Justiça Eleitoral e, com isso, a publicação do edital é iminente. Segundo o comunicado q...

Relacionada
Semob de João Pessoa: Mais de 22 mil candidatos fazem as provas neste domingo

Ao todo, 22.732 candidatos se inscreveram no concurso da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa. Todos eles podem fazer as provas do certame que serão aplicadas neste d...