Concurso PM SP: corporação ratifica banca para 2.700 vagas

Publicado em 27 de October de 2023 às 15h45m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Um novo concurso PM SP pode já estar no radar da Polícia Militar de São Paulo. Isso porque, nesta sexta-feira, 27, a corporação ratificou a escolha da Fundação Vunesp como banca organizadora da seleção para soldados. 

VEJA A PUBLICAÇÃO

A banca foi escolhida por meio de dispensa de licitação e ficará responsável por mais um edital, com 2.700 vagas. Vale lembrar que a corporação tem aval para preencher 5.400 postos.

Assim como em 2022, o primeiro edital foi publicado em junho, com o segundo sendo divulgado em novembro. Desta forma, caso sigam os mesmos trâmites, é possível que o segundo edital, com as 2.700 vagas restantes, seja publicado já no próximo mês.

Para completar as 5.400 vagas autorizadas, mais um concurso PM SP precisa ser aberto. O primeiro edital, com 2.700 vagas, foi publicado em junho deste ano.

Desta forma, o segundo, com a organização da Vunesp, também contará com 2.700 vagas, para o cargo de soldado PM de 2ª Classe. Os aprovados na carreira terão ganhos iniciais de R$4.852,21.

O cargo de soldado tem como requisito o nível médio e idade mínima de 17 e máxima de 30 anos, exceto para quem já é policial militar, além da estatura mínima de 1,55m (mulheres) e 1,60m (homens) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre as categorias "B" e "E".

 

Concurso PM SP para 2.700 vagas está em andamento

O último concurso da Polícia Militar de São Paulo ainda está em andamento e teve seu edital publicado em junho, com 2.700 vagas, para o cargo de soldado de 2ª classe.

As provas do concurso foram realizadas, em setembro, em 37 cidades do Estado de São Paulo e 14 capitais, contendo 60 questões de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas: 

  • Língua Portuguesa e Interpretação de Texto (20 questões);
  • Matemática (15);
  • Conhecimentos Gerais (15); 
  • Noções Básicas de Informática (cinco); e
  • Noções de Administração Pública (cinco).

Já a avaliação dissertativa foi composta por uma redação dissertativa em prosa.

Os candidatos habilitados e melhor classificados seguiram para a próximas etapas, que incluem:

  • Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório;
  • exames de saúde, de caráter eliminatório;
  • exames psicológicos, de caráter eliminatório;
  • avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, de caráter eliminatório; e
  • análise de documentos, de caráter eliminatório.

O exame de aptidão física será realizado em um único dia, contendo testes de flexão e extensão de cotovelos, resistência abdominal, corrida de 50 metros e corrida de 12 minutos.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo poderá realizar as demais etapas em qualquer cidade.

A escolha da cidade também não implica que o candidato, caso aprovado, seja classificado no município ou região escolhido para a realização da referida fase.

Após o resultado final, o concurso público terá prazo de validade de três meses, a contar da data de sua homologação, e poderá, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso PMPE: banca divulga resultado preliminar da redação

Saiu no site da banca Instituto AOCP, o resultado preliminar da prova de redação Concurso da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). De acordo com a publicação, os candidatos aos cargos de Soldado da...

Relacionada
Edital do Concurso SEMOB Olinda-PE será publicado nesta quinta (1)

A ansidade vai acabar! O Edital do Concurso público da Secretaria de Mobilidade Urbana do Município de Olinda (SEMOB) será publicado nesta quinta-feira (1). Em suas redes sociais, o prefeito Lupérci...

Relacionada
Concurso GCM Jaboatão de Guararapes: FCC é a banca!

A banca organizadora do próximo concurso GCM Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, foi definida. A Fundação Carlos Chagas (FCC) será responsável pelo novo certame.  De acordo com...