Concurso PM SP: corporação ratifica banca para 2.700 vagas
Por Professor Isaquel Silva
Um novo concurso PM SP pode já estar no radar da Polícia Militar de São Paulo. Isso porque, nesta sexta-feira, 27, a corporação ratificou a escolha da Fundação Vunesp como banca organizadora da seleção para soldados.
A banca foi escolhida por meio de dispensa de licitação e ficará responsável por mais um edital, com 2.700 vagas. Vale lembrar que a corporação tem aval para preencher 5.400 postos.
Assim como em 2022, o primeiro edital foi publicado em junho, com o segundo sendo divulgado em novembro. Desta forma, caso sigam os mesmos trâmites, é possível que o segundo edital, com as 2.700 vagas restantes, seja publicado já no próximo mês.
Para completar as 5.400 vagas autorizadas, mais um concurso PM SP precisa ser aberto. O primeiro edital, com 2.700 vagas, foi publicado em junho deste ano.
Desta forma, o segundo, com a organização da Vunesp, também contará com 2.700 vagas, para o cargo de soldado PM de 2ª Classe. Os aprovados na carreira terão ganhos iniciais de R$4.852,21.
O cargo de soldado tem como requisito o nível médio e idade mínima de 17 e máxima de 30 anos, exceto para quem já é policial militar, além da estatura mínima de 1,55m (mulheres) e 1,60m (homens) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre as categorias "B" e "E".
Concurso PM SP para 2.700 vagas está em andamento
O último concurso da Polícia Militar de São Paulo ainda está em andamento e teve seu edital publicado em junho, com 2.700 vagas, para o cargo de soldado de 2ª classe.
As provas do concurso foram realizadas, em setembro, em 37 cidades do Estado de São Paulo e 14 capitais, contendo 60 questões de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa e Interpretação de Texto (20 questões);
- Matemática (15);
- Conhecimentos Gerais (15);
- Noções Básicas de Informática (cinco); e
- Noções de Administração Pública (cinco).
Já a avaliação dissertativa foi composta por uma redação dissertativa em prosa.
Os candidatos habilitados e melhor classificados seguiram para a próximas etapas, que incluem:
- Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório;
- exames de saúde, de caráter eliminatório;
- exames psicológicos, de caráter eliminatório;
- avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, de caráter eliminatório; e
- análise de documentos, de caráter eliminatório.
O exame de aptidão física será realizado em um único dia, contendo testes de flexão e extensão de cotovelos, resistência abdominal, corrida de 50 metros e corrida de 12 minutos.
A Polícia Militar do Estado de São Paulo poderá realizar as demais etapas em qualquer cidade.
A escolha da cidade também não implica que o candidato, caso aprovado, seja classificado no município ou região escolhido para a realização da referida fase.
Após o resultado final, o concurso público terá prazo de validade de três meses, a contar da data de sua homologação, e poderá, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.
Notícias relacionadas
Saiu no site da banca Instituto AOCP, o resultado preliminar da prova de redação Concurso da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). De acordo com a publicação, os candidatos aos cargos de Soldado da...
A ansidade vai acabar! O Edital do Concurso público da Secretaria de Mobilidade Urbana do Município de Olinda (SEMOB) será publicado nesta quinta-feira (1). Em suas redes sociais, o prefeito Lupérci...
A banca organizadora do próximo concurso GCM Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, foi definida. A Fundação Carlos Chagas (FCC) será responsável pelo novo certame. De acordo com...