Concurso Polícia Penal RN: previsto no PPA!

Por Professor Isaquel Silva
Um novo Concurso Polícia Penal RN pode acontecer em 2024! Na quarta-feira, 8 de novembro, foi publicado o Plano Plurianual do Estado e o edital do concurso público da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte está entre os previstos para o próximo ano.
O PPA é o documento, estabelecido por lei, com vigência de quatro anos, que define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração do Estados, contemplando as despesas de capital.
Assim, o PPA norteia a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).
A carreira de Policial Penal no Rio Grande do Norte foi regulamentada em 15 de janeiro de 2020, por meio da Lei Complementar nº 566. A legislação teve por objetivo estabelecer os deveres, atribuições, remuneração, carga horária, entre outros regulamentos.
Ao longo do artigo você confere mais detalhes e os principais pontos do último concurso AGEPEN RN.
Concurso Polícia Penal RN: carreira
Remuneração
Conforme o último edital, o cargo conta com a remuneração de R$ 3.405,76. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, podendo ser realizada em regime de plantão.

Na imagem abaixo, retirada do Portal da Transparência do RN, é possível conferir alguns exemplos reais de remuneração líquida do cargo de Agente Penitenciário (referência julho/2023):

Consulta remuneração Portal da Transparência
Atribuições do cargo de Agente Penitenciário
- Garantir a ordem e segurança no interior dos estabelecimentos prisionais, bem como em órgãos e locais vinculados ou de interesse do sistema prisional;
- Acompanhar os processos de reeducação, reintegração social e ressocialização do detento;
- Exercer as atividades de atendimento, vigilância, custódia, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais;
- Verificar as condições de segurança da unidade em que trabalha e inspecionar as celas e demais instalações físicas, apreendendo objetos suspeitos;
- Receber e orientar presos quanto às normas disciplinares, divulgando os direitos, deveres e obrigações conforme normativas legais;
- zelar pela disciplina e segurança dos presos, evitando fuga e conflitos…
Requisitos para ingressar no cargo
- Ter, no mínimo, 18 anos e, no máximo, 45 anos de idade, completos até 31 de dezembro do ano da inscrição;
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação;
- Possuir diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Concurso Agepen RN: última edição
Sob organização do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional, o Idecan, o último concurso Agepen RN foi realizado em 2017 com oferta de 571 vagas, sendo 451 para candidatos do sexo masculino e 120 para candidatas do sexo feminino.
Foram registrados, no total, 14.050 candidatos inscritos, distribuídos da seguinte forma:
- Sexo masculino: 9.291 inscritos (aproximadamente 20 candidatos x por vaga)
- Sexo feminino: 4.759 (aproximadamente 39 candidatos x por vaga)
Etapas do concurso
- a) Prova Escrita Objetiva de Múltipla Escolha (classificatório e eliminatório);
- b) Teste de Aptidão Física (eliminatório);
- c) Avaliação de Aptidão Psicológica Vocacionada (eliminatório);
- d) Exame Toxicológico (eliminatório);
- e) Investigação Social (eliminatório);
- f) Curso de Formação de Agente Penitenciário (eliminatório e classificatório)
Prova Objetiva
A Prova Escrita Objetiva do último concurso Agepen RN foi realizada nos municípios de Mossoró/RN e Natal/RN, com duração de 5 horas. Foram no total, 100 questões de múltipla escolha com peso 1 ponto cada.
- 05 questões – Administração Pública;
- 05 questões – Direito Administrativo;
- 05 questões – Direito Constitucional;
- 10 questões – Direito Penal;
- 15 questões – Direitos Humanos e Tratamento Penal;
- 15 questões – Regime Jurídico, Estatuto dos Servidores do RN e Estatuto dos Agentes Penitenciários do RN;
- 05 questões – Ética Profissional;
- 05 questões – Informática;
- 20 questões – Lei de Execução Penal;
- 15 questões – Língua Portuguesa e Redação Oficial.
Foi considerado aprovado o candidato que obtivesse no mínimo 50% do total de pontos.
Teste de Aptidão Física
O Teste de Aptidão Física aplicado aos candidatos foi composto dos seguintes testes:
- a) Flexão de braços na barra fixa, somente para os candidatos do sexo masculino;
- b) Isometria na barra fixa, somente para os candidatos do sexo feminino;
- c) Impulsão Horizontal, para todos os candidatos;
- d) Flexão abdominal, para todos os candidatos; e
- e) Corrida de 12 minutos, para todos os candidatos.
Curso de formação
Para esta fase, foram inicialmente convocados os 451 primeiros candidatos do sexo masculino e as 120 primeiras candidatas do sexo feminino. Os candidatos excedentes (se existentes) compuseram cadastro de reserva e puderam ser convocados para a matrícula no Curso de Formação durante o prazo de validade do concurso, a exclusivo critério da SEJUC.
O Curso de Formação abrangeu conteúdos adequados à matriz curricular nacional para a educação em serviços penitenciário, do Departamento Penitenciário Nacional/DEPEN, do Ministério da Justiça/MJ. O Curso exigiu frequência de pelo menos 90% da carga horária total e avaliação da aprendizagem.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal
10 de Janeiro de 2024Concurso Paulista-PE: Testado o Fiscal Oculto que evita fraudes


