Concursos públicos federais não acontecerão nos próximos anos, diz Paulo Guedes
Por Professor Isaquel Silva
Paulo Guedes, ministro da Economia de Jair Bolsonaro, afirmou nesta terça-feira (4), que o governo não irá promover concursos públicos nos próximos anos.
O ministro aponta que 40% do funcionalismo federal irá se aposentar em até cinco anos o que representaria um “enxugamento sem demissão”.
Segundo o economista e banqueiro, em audiência da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, houve excesso de contratações e “os salários subiram ferozmente”.
Para suprir a ausência de mais de um terço da força de trabalho se aposentando, Guedes diz que o governo irá investir na digitalização e diminuição da burocracia. Como exemplo, citou a simplificação da abertura de empresas e disse, sem entrar em detalhes, que a metodologia será aplicada em outros serviços.
Pedidos de órgãos públicos para realização de concursos públicos futuros terão que passar pelo crivo do Ministério da Economia, que centralizará a análise e só aprovará a abertura em casos excepcionais, segundo o ministro. A proposta de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2020 não prevê a realização de concursos federais.
*Com informações da Agência Brasil
Edição: Pedro Ribeiro Nogueira
Notícias relacionadas
A banca IGEDUC divulgou a concorrência do Concurso da Guarda Municipal de Itapissuma, região metropolitana do Recife. As provs serão aplicadas neste domnigo, 1º de dezembro. BAIXE SUPER SIMULADÃO ...
A cidade de São José de Piranhas terá um concurso com mais de 400 vagas para diversos cargos na gestão municipal. O edital do concurso da prefeitura da cidade deverá sair ainda este mes e as provas de...
Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 17 de dezembro, o extrato que confirma a contratação da Fundação Getulio Vargas (FGV) como banca do novo concurso Ebserh. Com a assinatur...