Concurso PM CE: STF suspende certame para soldados e oficiais

Por Professor Isaquel Silva
Está suspenso o concurso PM CE (Polícia Militar do Ceará). A decisão foi proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 7 de dezembro, e abrange tanto o cargo de Soldado quanto o cargo de Oficial.
Trata-se da ação direta de inconstitucionalidade nº 7491, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que questiona a limitação de vagas destinadas às mulheres em concursos policiais do país.
A suspensão abrange, inclusive, a divulgação de resultados, homologações e convocações de candidatos aprovados, até o efetivo julgamento de mérito da ADI.
Atualmente, o concurso PM CE para Soldado está na fase de divulgação dos resultados do Teste de Aptidão Física. Já o edital para Oficial, divulgou recentemente os aprovados na etapa de Investigação Social.
Vale lembrar que, recentemente, diversas ADIs foram propostas em todo o país contra leis que limitam o número de vagas para mulheres, solicitando a urgente suspensão das normas.
Confira:

Panorama do concurso PM CE
Organizado pela banca Idecan, o concurso PM CE teve seus editais publicados em 2022.
Para Soldado, foram ofertadas 1.000 vagas imediatas e 500 em cadastro reserva. Já para Oficial, foram 113 vagas imediatas e 187 oportunidades em cadastro reserva.
Veja como foi realizada a distribuição das vagas entre os gêneros masculino e feminino:
Soldado

Oficial

Confira como foi a estrutura das provas:
Soldado

Oficial

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal
10 de Janeiro de 2024Concurso Paulista-PE: Testado o Fiscal Oculto que evita fraudes


